Sob proposta do vereador Silvio Camelo (PV), a Câmara Municipal de Maceió homenageou, na manhã desta quinta-feira (15), o Comandante do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, tenente coronel Cristiano Pinto Sampaio, com o título de Cidadão Honorário da capital alagoana. A honraria ocorreu no plenário da Casa de Mário Guimarães, situada no Centro da cidade.

Compuseram a mesa de trabalhos o ex-prefeito de Maceió, João Sampaio, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/AL (OAB), Romany Mota, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABI), o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), a esposa do homenageado, Roberta Cláudia Sampaio, além dos tenentes-coronéis Aldamir José Cardoso, Moacir Teotônio e José Jordaneo.

Durante a solenidade, o propositor da homenagem explicou o que o levou a sugerir tal honraria. “Minha intenção é reconhecer o valor do profissional militar que vive dedicado à árduas tarefas cultivando o sentimento de que a Pátria é um bem tão precioso que precisa ser garantido a custa de qualquer sacrifício. Pinto Sampaio é detentor de um vasto currículo enriquecido pela apresentação não somente de sua formação acadêmica, mas sobretudo do esforço das exigências do profissionalismo militar” – contou Camelo.

Também o presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), falou do orgulho em poder homenagear um ‘defensor da Pátria’. “Como todos sabem, meu pai serviu ao Exército Brasileiro durante vinte e dois anos. Talvez por esta razão aprendi a admirar tanto os defensores da Pátria. A presença do exército é sempre sinônimo de confiança, segurança e paz e o homenageado de hoje transmite isto de maneira simples e com bastante veracidade” – declarou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer também utilizou a tribuna para falar da honraria. “Sei que esta homenagem realizada pela Câmara não é por acaso, pois esta Casa sabe reconhecer o trabalho das pessoas que trabalham para que esta cidade saia dos índices negativos. Por isso, sinta-se honrado, comandante, em ser um de nós e saiba que pode contar com o apoio de cada maceioense aqui presente” – disse.

Em agradecimento aos pronunciamentos, o homenageado afirmou que a partir de então reservará, em seu coração, um lugar todo especial para Maceió e sua gente. “É uma honra poder receber esta homenagem desta Casa, cujos representantes têm o importante papel de legislar em prol do seu povo, buscando sempre formar um elo entre ele e o Governo. Obrigada, Silvio Camelo, por propor meu nome para receber esta homenagem. Obrigada, Galba Novaes, por fazer os ensinamentos de seu pai serem sempre tão presentes a ponto de não esquecer a importância de prezar pela boa relação entre o Exército e o Poder Legislativo. Eu cruzei todo o Brasil e, no exterior, representei meu país em missões de paz e, a partir de hoje, levarei esta cidade maravilhosa em meu coração” – afirmou o comandante.

Ao final da solenidade, o homenageado fez um apelo para fomentar a honra de cada cidadão brasileiro pela bandeira do país. “Este projeto não precisa de uma ordem ou de uma decisão supeior, é um projeto que cada um de nós, brasileiros, podemos fazer. O exército se coloca à disposição das escolas, para fazer novamente um hábito a ação de cantar nosso hino nacional e estear a bandeira do Brasil” – finalizou.

Também os vereadores Netinho Barros (PSC), Silvania Barbosa (PPS), Heloísa Helena (PSOL), Marcelo Gouveia (PRB) e Eduardo Canuto (PV) prestigiaram a solenidade.