Atenta aos procedimentos para garantir o bom atendimento aos contribuintes, a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) reduziu os prazos das decisões colegiadas, proferidas por seu órgão deliberativo. Até então, contados do protocolo à expedição, os processos de decisões ordinárias, Cooperativas, Sociedades Anônimas e Transformações, tinham seu prazo estimado em sete dias úteis, reduzidos agora para três dias úteis.
O presidente da Juceal, José Lages Junior, afirma que a conquista é consequência da ampla modernização de procedimentos aplicada na instituição desde o início de 2011.
“Trabalhamos com o foco na celeridade e segurança de nossos serviços, o que implica na redução dos prazos. Já havíamos conseguido abreviar o tempo de cópias e tonar as certidões praticamente instantâneas. Assim, evitamos a espera do contribuinte, garantindo sua satisfação”, destaca.
O procedimento depende da eficiência de diversos setores – protocolo, plenário ou assessoria técnica, cadastro, digitalização e chancela. Por isso, desde o início da atual gestão, tem sido feito um mapeamento de todas as etapas, estabelecendo um fluxograma – o qual permite avaliar o desempenho e identificar possíveis falhas, as quais foram sanadas. A finalidade é alcançar a excelência do fluxo interno, garantindo qualidade, segurança e redução nos prazos em cada fase.
Também faz parte do procedimento de agilização, as capacitações. Diversas delas têm sido ofertadas aos colaboradores do órgão. Bem treinados e esclarecidos sobre os objetivos da Juceal, bem como quanto a seus procedimentos, é possível executar as atividades de forma mais rápida, eficiente e com um olhar mais atento.
Maria Salete dos Santos, Gerente de Núcleo e Secretária das Turmas, ressalta que na proporção que os processos são protocolados na Juceal e chegam ao setor do Plenário, de onde são imediatamente distribuídos.
“O segredo é não acumular. Assim como eu distribuo de forma imediata, também os recolho após sua análise, já encaminhando para o setor seguinte competente. Quando deferidos, eles vão para a chancela, quando têm alguma exigência, vão para a expedição”, garante.