Segurança na aplicação do Enem em Alagoas é elogiada

09/03/2012 22:40 - Brasil/Mundo
Por Redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) homenageou, durante evento realizado no último dia 27, em Brasília, os responsáveis pela coordenação da operacionalização da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos 26 estados brasileiros.

Alagoas foi um dos locais mais elogiados pelo instituto, que é o responsável pela promoção de estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro. Na ocasião, o tenente-coronel da Polícia Militar alagoana, Mário Jorge Santos, e o tenente-coronel Edilson Resende receberam placas de reconhecimento aos relevantes serviços prestados e contribuição na área de segurança, que resultaram no sucesso da aplicação do certame em todo o Estado nos dias 22 e 23 de outubro do ano passado.

“Todo o esquema de segurança foi montado para que nada pudesse atrapalhar o desenvolvimento dos alunos durante a realização das provas. Aqui nada deu errado e a consequência foi o reconhecimento não só de Alagoas, mas como também de outros estados”, disse Mário Jorge, responsável pela aprovação dos locais de prova e pela coordenação geral do policiamento. Mais de 600 policiais participaram da operação, montada para atender os 102 municípios.

No ano passado, o Enem detectou alguns problemas em cidades de estados como Ceará, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A maioria das falhas foi relacionada às mudanças de locais de provas e à interdição de salas consideradas impróprias para a execução dos testes.

Para este ano, os preparativos para o Enem 2012, que ocorrerá em novembro, já foram iniciadas. E a primeira reunião aconteceu já no dia 27 de novembro, quando foi realizada a cerimônia de homenagem aos coordenadores, em Brasília. Outras reuniões técnicas estarão ocorrendo no decorrer do ano em São Paulo e Bahia.

“As provas começam a serem rodadas na gráfica e ficam com a guarda do Exército, em São Paulo. Depois, começam a ser distribuídas em aviões e até em navios para todo o País. Para tanto, toda a operacionalização para se conhecer as escolas com condições para receber a aplicação do Exame já se inicia antes, já no começo do ano”, explica o oficial da PM/AL.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Mário Jorge, este será o último ano em que o Enem vai ser aplicado em uma só etapa. No próximo ano, ele passará a ter duas fases de aplicação, sendo uma em abril e outra no mês de novembro.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..