Há exatamente 365 dias, Joanna Moura, publicitária apaixonada por moda, não imaginava que mudaria seu jeito de pensar em relação às compras. “Comprava coisas sem pensar, era muito impulsiva”, diz.

A baiana de 27 anos, que mora em São Paulo há três anos, sempre gastou muito com roupas e, com a conta do banco no vermelho, viu a necessidade de economizar. Decidiu, então, ficar um ano sem comprar uma peça sequer.

Com a proposta de “ajudar as mulheres a viverem com seus armários”, ela criou o blog ‘Um ano sem Zara’ no dia 3 de março de 2011 e tornou o desafio público. Neste sábado (3), ela começa uma nova fase do blog, após um ano e a missão cumprida.

“Arrumando meu armário, eu vi que tinha mais roupa do que eu era capaz de usar”, lembra. Um ano depois do desafio, a publicitária colocou as contas em dia e ainda conseguiu juntar dinheiro pela primeira vez na vida. “Uma das minhas maiores conquistas foi aprender a viver com o que eu tenho e com o que eu ganho, sem o susto do cartão de crédito no fim do mês".

Mesmo após tanto tempo sem comprar roupas, Joanna não se sente fora de moda e jura que não repetiu nenhuma vez um look inteiro durante o desafio. A dica da publicitária é experimentar e exercitar a criatividade na frente do espelho. “Tem que fazer a roupa render e combinar com peças que você nunca imaginou. A moda é democrática e isso ajuda quem quer ficar um tempo sem comprar. Se você montar um look harmonioso, as pessoas vão achar bonito”, defende.

Além disso, os acessórios, a maquiagem e o penteado podem ajudar a criar diferentes visuais para compensar a falta de roupas novas. Durante uma viagem aos Estados Unidos, onde normalmente as roupas são mais baratas, Joanna controlou a vontade de comprar indo a lojas de produtos para o cabelo e maquiagem. “Não sabia me maquiar e nem cuidava do cabelo. Comecei a me interessar mais por isso e a me cuidar mais. Hoje acho que um batom vermelho anima qualquer look”, conta.

A repercussão do blog foi uma surpresa para Joanna e não demorou a aparecer leitoras fieis que se identificavam com a situação da publicitária. “Eu sinto que abri a cabeça das pessoas em relação à maneira que elas usam as roupas e mostrei que as peças podem ter usos diferentes”.

A surpresa maior foi quando leitores sem nenhuma relação com a moda passaram a acompanhar o desafio e a se interessar pelo assunto. “Sempre achei que a moda era tratada de maneira elitista, com um grande apelo ao consumo de luxo e me sentia abaixo da linha para discutir esse assunto. A minha iniciativa com o blog era abrir um espaço para todas as pessoas discutirem”, diz.

A ideia deu tão certo que atualmente o blog tem por volta de 22.000 acessos por dia e a publicitária tornou-se inspiração para outras apaixonadas por moda.

Nesta última semana, os looks foram montados com peças conhecidas das leitoras e que deram bastante repercussão durante o último ano. Em relação ao último look, ela adianta: "vou seguir esse mesmo pensamento e montar algo com roupas que já usei muito".

Nova fase
Após o fim do desafio, o blog ‘Um ano sem Zara’ terá uma nova proposta. “A ideia é mostrar uma nova consciência de compras com a tentativa de se vestir bem sem gastar muito, é uma nova fase para mim também”, revela Joanna.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a blogueira não vai sair às compras logo na sexta-feira. “Tenho mais consciência de onde estão os buracos no meu armário agora, não tem nada que eu acho que falte. É senso comum que meus sapatos estão muito acabados, então acho que vou precisar comprar em algum momento”.

O novo rumo do blog promete continuar ajudando as leitoras a se vestirem bem e vai abordar muito o custo-benefício das compras. “Por exemplo, se preciso de um casaco para o inverno, qual é o casaco que eu vou poder montar mais looks e que mais vai me ajudar? Quero começar a me aventurar em lugares novos, olhar para marcas que não estou acostumada. Será um novo desafio para mim”, afirma.