O lançamento da pré-candidatura da deputada federal Célia Rocha (PTB) a Prefeitura de Arapiraca pela terceira vez, pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e pelo senador Renan Calheiros (PMDB) continua repercutindo de forma positiva e negativa no cenário político em todo o Estado.
O grupo político formado por de Célia Rocha Luciano Barbosa, senadores Renan Calheiros e Fernando Collor (PTB) querem a todo custo se encastelarem no poder no segundo município do Estado que tem uma população estimada em 202.390 habitantes e um eleitorado superior a 140 mil votantes.
O grupo situacionista entende que não será tarefa fácil conquistar a Prefeitura de Arapiraca pela terceira vez consecutiva. Apesar do forte carisma, popularidade, duas administrações bem sucedidas, Célia Rocha enfrentará problemas questionados pela oposição principalmente sobre o seu relacionamento estável com Luciano Barbosa. Outro problema questionado seria a continuidade do poder sem alternância há 16 anos, que poderá ser acrescentado por mais oito anos seguidos.
Se eleita prefeita, Célia Rocha teria que renunciar o mandato de deputada federal para assumir o cargo de prefeita. Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da possibilidade da cassação do mandato de prefeita em razão do relacionamento estável com Luciano Barbosa, Célia Rocha perderia os dois mandatos, de deputada federal e prefeita. Um exemplo da situação idêntica ocorreu em São Miguel dos Campos. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) completaram o julgamento e por quatro votos a três cassaram o mandato da prefeita, Rosiane Santos (PMDB) no ano passado.
Os ministros Henrique Neves, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Nancy Andrighi – entenderam que Rosiane Santos não poderia ter sido eleita, uma vez que ela mantinha união estável com o seu antecessor, empresário Nivaldo Jatobá, que já havia ocupado a prefeitura do município por dois mandatos consecutivos.
Segundo decisão do TRE/AL, a eleição de Rosiane feriu a Constituição Federal em seu artigo 14 no ponto que prevê alternância no poder. Com a decisão do Pleno do TSE assumiu o mandato o empresário e ex-deputado estadual George Clemente que ficou em segundo lugar na eleição em São Miguel dos Campos.
Estratégia estaria sendo arquitetada
Uma estratégia estaria sendo arquitetada pelo grupo que tem como principais lideranças políticas o senador Renan Calheiros e o prefeito Luciano Barbosa. A possibilidade dessa estratégia política foi veiculada no twitter, recentemente pelo juiz aposentado, e jornalista José Firmino de Oliveira apresentador do Consultório Jurídico aos sábados na TV Pajuçara.
A deputada federal Célia Rocha manteria sua campanha com vistas à sucessão do prefeito Luciano Barbosa, incluindo o uso da máquina administrativa e faltando 48 horas para a eleição deste ano, Célia Rocha renunciaria sua candidatura em favor de Paulo Sérgio que teria os votos da deputada federal em seu favor. Paulo Sergio, atualmente é coordenador do Plano Decenal de Arapiraca e já ocupou a superintendência da Caixa Econômica Federal.
Apesar de técnico de alto nível nunca disputou nenhum cargo eletivo. Tem raízes familiares em Arapiraca é sobrinho do ex-prefeito Severino Leão que sempre foi aliado político do senador Renan Calheiros.
