Quando a cortina se abrir e começar o Oscar neste domingo (26), em Hollywood, os produtores da premiação estarão muito menos preocupados com quem ganhará os prêmios. As atenções deles estarão voltadas para a audiência na televisão.
A maior premiação do cinema mundial corre o risco de perder seu status de segundo maior evento assistido na televisão norte-americana se não conseguir mais de 40 milhões de expectadores no país, o que será difícil, já que a produção da moda neste ano é "O Artista", um filme mudo. Atualmente, a maior audiência na TV norte-americana é do Super Bowl, a final do campeonato nacional de futebol americano.
O Grammy obteve uma Audiência de 39,9% na TV neste mês, um dia após a morte da cantora Whitney Houston. Foi a maior audiência do evento desde 1984 e bem acima dos 26 milhões de telespectadores que assistiram à maior premiação da música no ano passado. Se o Oscar não bater 40 milhões, cairá para o terceiro lugar.
Apenas duas vezes desde 2002 o Oscar, que é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conseguiu audiência superior a 40 milhões de pessoas, e isso aconteceu em anos em que dois grandes sucessos do cinema, "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" e "Avatar", competiram pelo prêmio de melhor filme.
Neste ano, o favorito é "O Artista", uma produção em preto-e-branco e sem falas. A produção chega à festa com dez indicações, atrás apenas de "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, com 11.