Governador avalia projeto para a aquisição de recursos com o Banco Mundial

08/02/2012 14:12 - Maceió
Por Redação

O governador Teotonio Vilela Filho reuniu-se, nesta quarta-feira (8), com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, e técnicos da pasta para estudar cada área onde serão alocados os recursos do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva do Estado de Alagoas (Prepi) que tem disponível um crédito de US$ 200 milhões com o Banco Mundial.

 

O Prepi tem como foco principal a redução da exclusão social, a proteção contra a vulnerabilidade e a garantia dos direitos básicos do cidadão, como renda, educação e saúde. Durante o encontro, que durou três horas e meia, foram avaliados os custos estimados em cada área. De acordo com o governador, o Estado pretende utilizar US$ 100 milhões nesta primeira etapa - a ser executada nos próximos quatro anos.

Utilizando este recurso, o governo vai investir na modernização da gestão pública, otimizando a estrutura de governo, onde se insere a gestão de recursos humanos, o desenvolvimento de carreira dos funcionários públicos, gestão integrada do patrimônio, atendimento aos cidadãos por meio da tecnologia de informação com a ampliação da oferta de serviços de web para a população de Alagoas.

O fortalecimento e a gestão descentralizada da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) também será proposta com o objetivo de promover as atividades de inclusão social para a população. Na área da educação, o governo quer expandir a melhoria da Educação Básica, com oferta de ensino integral para 10 mil alunos das regiões mais vulneráveis, assim como promover a inclusão de outros grupos mais carentes na educação básica.

Com os recursos do Banco Mundial, o Estado vai investir no fortalecimento da gestão do sistema educativo – de modo que os trabalhos serão realizados com melhor planejamento. “É transformar o ensino no que é ideal; é um método de regulação que será implantando depois de um treinamento com os diretores”, explicou o secretário Luiz Otavio, acrescentando que será instituído um Plano de Desenvolvimento na Educação nas 328 escolas estaduais.

A saúde foi contemplada pelo projeto na organização da rede de Atenção Materna – propondo a ampliação da assistência as gestantes de alto risco, bem como a Atenção à Saúde Primária, Secundária e Terciária, esta última atendendo aos hospitais de Santana do Ipanema e Arapiraca.

O governador disse que terá reunião com os demais secretários para que sejam reavaliadas todas as demandas para a finalização do projeto. “Vamos revisar os custos estimados para cada área e enviar o projeto o mais breve possível”, disse Teotonio Vilela.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..