Seguindo as orientações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e com o objetivo de consolidar a padronização e racionalização dos serviços judiciários, a Corregedoria Geral da Justiça, por meio do provimento 33, criou a equipe Interagir de apoio às secretarias judiciais. Tal iniciativa está contemplada no planejamento estratégico da CGJ para o biênio de atuação do Corregedor James Magalhães de Medeiros.

A equipe Interagir teve atuação restrita às Varas e Juizados Especiais Cíveis e Criminais da capital e desenvolveram atividades nessas unidades no que concerne à organização judiciária, formação de método de divisão de tarefas, padronização de procedimentos operacionais, orientação e auxílio no desempenho das atividades cartorárias. Além disso, os integrantes do Interagir receberam sugestões de magistrados e servidores, repassando-as ao Corregedor.

 

Foram realizadas avaliações do desempenho e dos resultados das tarefas desenvolvidas nas unidades judiciárias, verificando-se, inclusive, a produtividade desempenhada em relação às ferramentas tecnológicas disponíveis. " A correção dos trabalhos de maneira preventiva e as orientações e informações repassadas pelo Interagir forteleceram a cultura da padronização e racionalização dos serviçõs judiciários", afirmou o Corregedor James Magalhães.

A equipe, composta por servidores e estagiários lotados na Corregedoria, foi coordenada pela servidora Leônia Silva. " Obtivemos êxito nos trabalhos desenvolvidos e traçados no plano de ação, uma vez que foram analisados, trabalhados e correicionados a maioria dos processos em tramitação e com locação física nas unidades auxiliadas."

Ainda segundo a coordenadora, o Interagir trabalhou, de setembro a dezembro de 2011, em 4 (quatro) unidades judiciais: 16a Vara Criminal, 2a Vara Criminal, 26a Vara Cível, 20a Vara Cível, todas na capital. Contabilizaram 6.585 (seis mil, quinhentos e oitenta e cinco) processos, demandando 12.192 (doze mil, cento e noventa e dois) atos praticados, dentre eles: mandados de citação e intimação, ofícios, cartas precatórias, etc.

 

A previsão para 2012 é de continuidade dos trabalhos. Para o primeiro semestre, 2 (duas) unidades passarão pelos trabalhos e no segundo semestre, serão mais 8 (oito) auxiliadas. O trabalho dará relevante enfoque para a grande demanda ofertada no âmbito do processo de virtualização nos cartórios.

 

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