Detran promove curso de pós-graduação em trânsito para servidores

06/02/2012 22:20 - Maceió
Por Redação

Vinte e cinco servidores efetivos do Detran/AL assistiram, na sexta-feira (3) à aula inaugural do curso de pós-graduação MBA “Trânsito: Mobilidade e Segurança”, que vai capacitar em trânsito servidores da autarquia e de outros órgãos de Alagoas e outros estados.
O curso, que tem como facilitador o IMEP – Instituto de Mobilidade e Educação Plano, de São Paulo, vai dar aos participantes uma visão ampla e profunda do Sistema Nacional de Trânsito.
Para se ter uma idéia da importância do curso, participam dele, junto com os 25 funcionários de diversos setores do Detran, técnicos de órgãos municipais de trânsito de Maceió (SMTT e CBTU), Campina Grande, na Paraíba (STTP) e Aracaju (SMTT). Os ministradores do curso têm ampla experiência na área de trânsito, e alguns deles passaram inclusive pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, como planejadores e fiscalizadores do sistema de trânsito paulistano. Eles adaptaram para Alagoas e os outros estados participantes a experiência acumulada em cursos de pós-graduação semelhantes que deram em São Paulo.
O curso terá a duração de 13 meses, com aulas e debates em um final de semana prolongado a cada mês. A primeira bateria de aulas foi na sexta, sábado e domingo passados (dias 3, 4 e 5 de fevereiro), no auditório do Hotel Ouro Branco, em Maceió. A carga horária total é de 410 horas.
Na aula inaugural estiveram presentes o secretário de Estado da Defesa Social, Dário César Cavalcante, e o diretor-presidente do Detran-AL, Lúcio de Melo.
Essa iniciativa marca uma mudança importante no Detran. Antes, não existiam critérios na política de oferta de cursos. Eles passaram a ser definidos pela Portaria 719, de setembro de 2011, que instituiu o Programa de Qualificação para Servidores do Detran-AL, do qual faz parte a Educação Formal Complementar, ou seja, os cursos de pós-graduação.
Os servidores que manifestaram interesse pelo curso passaram por um processo de seleção. Dos 46 que se inscreveram, 25 foram selecionados.
A gerente de Recursos Humanos do Detran/AL, Edira Soares, que também é uma das participantes, explicou que a importância do curso se dá em dois aspectos principais. “Primeiro, ele vai proporcionar uma formação específica e de alto nível em trânsito; segundo, o curso foi oferecido através de um processo seletivo com critérios. Foi aberto a todos os servidores efetivos que se adequavam a esses critérios”.
“Com esse curso, no futuro teremos aqui em Alagoas uma gama de especialistas em trânsito, e 25 deles são do Detran”, disse ela. “Mais importante ainda: a portaria 719 prevê a replicação desse conhecimento para todos os demais servidores do órgão, ou seja, vamos multiplicar o conhecimento para outros servidores”.
A gerente do Núcleo de Planejamento do Detran, Soraia de Carvalho, disse que o curso tem uma importância fundamental porque “dá aos participantes uma visão do trânsito como um todo; ele nos familiariza com o Sistema Nacional de Trânsito e com o Código Brasileiro de Trânsito, e vai mais fundo: aborda também o Plano Diretor das cidades, a questão do uso do solo. Enfim, ele nos dá a visão de que somos parte do sistema de trânsito e podemos atuar nele. Além disso, o curso tem exercícios práticos que um mestrado, por exemplo, não tem”.
Amália Vasconcelos, gerente de Educação para o Trânsito do Detran-AL, é outra servidora que se entusiasmou com os primeiros dias do curso. “Para nós da Edutran é excelente”, disse ela. “Eu não tinha conhecimento, por exemplo, sobre o Plano Diretor de uma cidade. Agora, depois do primeiro dia, já tenho idéia do que é, e das ferramentas necessárias, de quem tem a responsabilidade da organização das cidades e do uso do solo urbano, ou seja, de quem é quem. Essas informações abrem a visão para fazer nossos projetos de Educação de Trânsito. E as discussões sobre o CTB, os debates, a troca de ideias, tudo isso é muito bom e útil para nós”.
Para a coordenadora de Controle de Veículos do Detran-AL, Nelma Lopes, o curso “dá uma visão ampla do que é trânsito e do papel do próprio Detran, que vai além de registrar veículos, expedir CNHs e aplicar penalidades. São conceitos valiosos que envolvem o trânsito como um sistema”.
“Na aula de domingo, lidamos especificamente com o CTB e tivemos uma visão atualizada da legislação de trânsito. Isso é importante porque, no dia a dia, nós nos restringimos à parte operacional, e o curso nos dá a base legal para o que fazemos, além de proporcionar uma visão do que é planejamento de trânsito”.
Outra área importante, a de Controle de Infrações, também sai ganhando com o curso. A coordenadora da CCI do Detran-AL, Ângela Oliveira, aprova a iniciativa. “Investir num curso de pós-graduação como este é dar oportunidade aos que participaram de ampliar seus conhecimentos profissionais. Talvez mais importante ainda é a multiplicação desses conhecimentos dentro do órgão”, diz ela.
“Estão sendo trabalhados no curso os três pilares do trânsito: educação, fiscalização e engenharia. Quem quiser entender de trânsito tem que entender esses três pontos. E certamente as pessoas que estão participando vão ter essa oportunidade.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..