Penedenses querem retomada de prefeitura das mãos de forasteiros

03/02/2012 03:25 - Geral
Por Redação
Image

Na histórica cidade de Penedo deverá ocorrer na eleição deste ano a quebra de braço entre filhos da terra e forasteiros na disputa da prefeitura. Pelo menos três nativos das terras banhadas pelo Rio São Francisco deverão entrar na disputa para acabar com o domínio estranho que se estabeleceu há 24 anos no Executivo do município, desde que Zé Alves saiu de Cajueiro para se eleger prefeito da cidade.

O segundo forasteiro que ganhou a eleição para prefeito de Penedo foi Dilson Albuquerque, nascido em Maceió. Com a chegada do grupo da Usina Toledo no município, o empresário Alexandre Toledo, também natural de Cajueiro, elegeu-se por dois mandatos. De Coruripe para Penedo, fui um pulo: o jovem Március Beltrão entrou na disputa e ganhou o pleito.

Quatro anos depois, Toledo retomou o cargo, elegendo-se pela terceira vez para comandar os destinos da cidade histórica. Mas o empresário, do mesmo partido do governador tucano Teotonio Vilela, trocou a prefeitura pela Secretaria Estadual de Saúde. Em seu lugar assumiu Israel Saldanha, que é outro filho de Maceió.

Este ano, pelo menos até agora, três penedenses estão reivindicando a retomada do comando do município: o engenheiro Ronaldo Lopes, filho do médico Hélio Lopes, ex-deputado estadual; o vereador Cidoca, filho do ex-governador Moacir Andrade e neto de Alcides Andrade, duas vezes prefeito da cidade; e o Dr. Sérgio, que acredita ter chegado a hora e a vez de um penedense retomar o comando da cidade.

Na categoria de forasteiro, o mais forte pré-candidato, até agora, é Márcios Beltrão, que tem liderado as pesquisas de intenção de voto no município. O atual prefeito Israel Saldanha também vai disputar a reeleição. A decisão está com os eleitores da cidade, que em outubro vão dizer nas urnas se elegem outra vez um forasteiro ou se retomam o comando politico, entregando-o a um penedense.

acesse>>twitter>>@bsoutomaior

Em tempor:>>Mensagem presidencial: Renan enaltece prioridades de Dilma, daqui à pouco neste blog.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..