Agricultores familiares do município de Viçosa, na região do Vale do Paraíba, investem na análise de solo para aumentar a produção, a comercialização e a geração de renda. Para isso, recebem orientação de um técnico em agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

De acordo com o técnico Daniel Alves, a análise tem como objetivo identificar e corrigir os elementos considerados deficientes ou excessivos para uma determinada cultura, garantindo a fertilidade do solo. “Com mais fertilidade, a produção pode aumentar”, explicou.

Segundo ele, os agricultores familiares que estão sendo orientados para fazer a análise de solo produzem hortaliças e vendem parte da produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Os produtos destinados ao PAA em Viçosa, em sua maioria, vêm de horticulturas de comunidades da zona rural e quilombola. Tem-se que ter assistência técnica desde a coleta do solo para análise até à comercialização, sensibilizando os agricultores na produção de maneira orgânica”, destacou o técnico.

“Assim, mostramos o processo de coleta e informamos a importância das análises. Sabendo disso, os próprios produtores arcam com as despesas das análises em laboratórios”, completou Daniel Alves.

Segundo o agricultor familiar Dênisson da Silva, residente no Sítio Sapé “é muito importante a realização da análise do solo, pois só assim sabemos quais adubos corretos devemos utilizar na horta”. “Não sabia que cada solo tem características diferentes”, emendou.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) é fundamental para a melhoria das condições de produção do agricultor familiar.

“Por isso, temos a determinação do governador Teotonio Vilela de reestruturar esse serviço, como já estamos fazendo, por meio de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, aquisição de equipamentos e veículos e também com a criação da Nova Emater”, argumentou o secretário.

Outras informações sobre a análise de solo podem ser obtidas no escritório local da Seagri em Viçosa, pelo telefone (82) 3283-1652.