A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (2), o Memorial Padre Cipriano Lopes de Arroxelas Galvão, nome do 1º comandante-geral da corporação. O evento aconteceu na Academia de Polícia Senador Arnon de Mello e contou com a presença de oficiais e comandantes de unidades da capital e do interior. A inauguração faz parte das comemorações do aniversário da corporação.

O Memorial da PM é o pontapé inicial para a formação de um museu, onde será possível chamar a atenção dos militares para a importância da preservação dos bens culturais da corporação. O comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, que esteve presente durante a inauguração, ressaltou o momento de introspecção dos policiais ao inaugurar e poder relembrar os momentos históricos da PM.

“O momento é de alegria e reflexão sobre o passado da corporação. Nós já comemoramos os 180 anos pensando nos 200 que virão. Uma instituição não sobrevive sem olhar para o seu passado, enxergar seus acertos e também erros que dão base para que se busque cada vez mais o melhor para a sociedade alagoana”, frisou.

O comandante da Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), coronel Paulo Sérgio, também falou da importância do momento para a corporação. “Pessoas importantes nos ajudaram para que este momento se realizasse e é com grande satisfação que despertamos esse sentimento de preservarmos a história na corporação”, comentou.

Estiveram presentes, ainda, os coronéis Ricardo Santana, diretor de Finanças; Luiz Bugarin, diretor de Ensino, e João Carlos, representante da Reserva Remunerada; os tenentes-coronéis Thúlio Emery, comandante do Bope; Ana Paula, comandante do CFAP; Augusto Gama, comandante do 4º BPM; José Oliveira, assessor de Comunicação; Jairisson Correia, comandante do BPRp, e Maciel Pantaleão, comandante do 1º BPM; os majores André Álvaro, da 6º Seção, e Valdenize Ferreira, coordenadora do Proerd, além do capitão Renilson Dantas, comandante da 5ª Companhia Independente, e o subtenente José Simeão Filho, praça de 1957.