Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão nas ruas, neste domingo (3), em mais de 60 cidades de todo o país. Em Maceió, a concentração acontece desde às 9h da manhã, no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.
O deputado federal Fábio Costa, o deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador de Maceió, Leonardo Dias, estavam entre os primeiros políticos a chegarem ao evento.
No local, vários guarda-chuvas dividem espaço com faixas de “Fora Lula” e “Fora Moraes”, um carro de som e bonecos do presidente Lula vestido de presidiário e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com uma “cabeça de ovo”.
A organização do evento disse ao CadaMinuto que, embora a chuva do início da manhã tenha atrapalhado a concentração, os apoiadores do ex-presidente continuam chegando à manifestação.

A pauta das mobilizações também inclui o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Os protestos ocorrem no contexto da imposição de medidas cautelares a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Devido às restrições impostas pelo STF, o ex-presidente não pode sair de casa aos finais de semana e, por isso, não participará das manifestações de hoje.
O ex-presidente é réu no processo relacionado a uma suposta tentativa de golpe de Estado, que teria ocorrido em 2022 para mantê-lo no poder, mesmo após a vitória do presidente Lula. A ação penal é conduzida por Moraes no STF.
A anistia em pauta visa livrar Bolsonaro de uma possível condenação que pode levá-lo à cadeia. O perdão se estenderia, ainda, aos demais réus no processo que trata da trama golpista e aos condenados pelo 8 de Janeiro.
*Com Metrópoles