A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (1º), com representantes da rede hoteleira de Maceió e outros órgãos municipais para discutir melhorias na orla marítima de cidade, atrativo turístico para os visitantes e importante ponto de lazer para as famílias maceioenses.
Estiveram presentes à reunião o superintendente-adjunto da SMCCU, Alexsandro do Santos, a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, o presidente e o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Glênio Cedrin e Mauro Vasconcelos, respectivamente.
Em um trabalho conjunto com os fiscais de postura da SMCCU – que relataram as condições e as dificuldades encontradas na orla marítima da cidade –, foram identificados problemas que interferem na infraestrutura das praias, no conforto dos turistas e maceioenses. Foram observados também aspectos que prejudicam a imagem de Maceió como destino turístico no Nordeste.
“Estamos reunidos aqui para discutir a preservação do maior espaço de lazer para a nossa família, a fim de que possamos melhorar o bem-estar dos comerciantes e usuários da orla”, disse a secretária Claudia Pessôa, no início do encontro.
A reunião também contou com a participação da coordenadora de Educação Ambiental da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Rita Araújo, do presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Alagoas, Carlos Gatto, além do diretor do Tropicalis Hotel, Lenierson Austrilino.
Entre os problemas apontados pelos fiscais da SMCCU estão o lixo deixado nas areias, a sinalização das ciclovias, os moradores de ruas que ocupam as praias, animais abandonados e iluminação deficiente em alguns trechos da orla.
Todos os presentes reconheceram a necessidade de solucionar o mais rápido possível os problemas relatados, principalmente para que os turistas voltem na próxima temporada, movimentando a economia e gerando renda para os comerciantes locais.
O superintendente-adjunto da SMCCU defendeu que todas essas questões sejam resolvidas o mais rápido possível. “A SMCCU deseja que as melhorias sejam feitas, e uma ação conjunta com outros órgãos é, sem dúvida, a melhor maneira de solucionar esses problemas”. Alexsandro garantiu, ainda, que a superintendência irá fazer tudo o que for possível para cumprir seu papel e melhorar as condições para os turistas e para a população.
As resoluções dos problemas serão apresentadas ao prefeito Cícero Almeida, que deve coordenar o trabalho de reparos e melhorias das situações relatadas pelos fiscais da SMCCU, bem como, a ação conjunta entre os órgãos do município. Uma nova reunião para avaliar o progresso dos reparos na orla está agendada para o fim de março, quando se identificará outros pontos a serem melhorados.