Nesta quinta-feira (1º), membros da diretoria do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo participaram de audiência pública na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema. A reunião tem como objetivo mostrar à população o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS). A audiência contou com a presença do diretor geral Marco Calderon e do diretor técnico André Luís Seabra.

 

“Participar desta audiência pública é de grande importância para todos nós que fazemos o IPAS e o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues. É uma forma de demonstrarmos todo o trabalho desenvolvido e ouvir os anseios da população em relação aos nossos serviços. Estamos sempre em busca de aprimoramento, uma vez que nossa grande missão é promover a saúde no sertão alagoano, através de assistência qualificada e orientada pelos princípios do SUS”, ressaltou Calderon.

 

Atendimentos

 

Referência para os municípios do sertão alagoano, o Hospital Clodolfo Rodrigues, em um ano de funcionamento, realizou mais de 140 mil procedimentos de saúde. O índice engloba atendimentos em urgência/ emergência, ambulatório, internação, cirurgias, obstetrícia, exames complementares, ultrassonografia, radiologia e laboratório de análises clínicas.

Para alcançar esse número, o IPAS realizou diversos investimentos no hospital, em especial no que se refere à tecnologia, refletindo especialmente na agilidade do atendimento e diagnósticos mais precisos. A unidade, inaugurada numa parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura de Santana do Ipanema, contempla atendimento a pacientes de 21 municípios do sertão alagoano.

 

Para que a comunidade não tenha que deslocar-se a outros centros de saúde, o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo estará em breve colocando à disposição da população a primeira UTI Adulto do Sertão alagoano, com capacidade para dez leitos. A unidade possui central de monitoração de todos os seus leitos e módulos de BIS, que permitem a mensuração do nível de consciência do paciente, oferecendo ao médico total segurança nos procedimentos de sedação e anestesia. O funcionamento da UTI aguarda credenciamento do Ministério da Saúde.