Convênio com Agência Espanhola contempla projetos no setor

01/02/2012 01:04 - Maceió
Por Redação

Os projetos da área da ciência, tecnologia e inovação estão sendo contemplados no novo convênio entre o Governo de Alagoas e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), no valor de mais de R$ 1 milhão. Para planejar o formato de organização e governança das ações, foi realizada nesta terça-feira (31), na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), uma reunião entre os técnicos da Aecid e da Secretaria.

Segundo o superintendente da Secti, Geraldo de Oliveira, a reunião foi o início dos trabalhos da cooperação entre a Aecid e o Governo de Alagoas, na área da ciência e tecnologia. Na prática, o superintendente argumentou que, paralelamente as atividades com a Agência Espanhola, a Secti está em pleno desenvolvimento do processo de elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas.

O representante da Aecid, Alejandro Muñoz, explicou que a agência já atuou em parceria com o Governo de Alagoas no ano de 2007, atendendo, naquele momento, a criação da Agência de Fomento de Alagoas, atual Desenvolve. Além disto, a Aecid também apoiou projetos desenvolvidos nas áreas de pesca e aquicultura. Na época, destaca Muñoz, também foi iniciado um diálogo com a Secretaria de Estado do Turismo e que agora será consolidado neste novo convênio.

O projeto aprovado pela Aecid, no segundo semestre do ano passado, vai contribuir para a elaboração e consolidação do Plano Estadual de CT&I de Alagoas, por meio de algumas diretrizes. Além disto, o projeto também contempla ações diretas na construção dos projetos executivos da Fundação Parque Tecnológico.

O diretor de Parques Tecnológicos da Secti, Adeilto Lima, informou aos técnicos da Aecid sobre os principais projetos desenvolvidos pela Secti, como o Parque Tecnológico e seus quatro Polos Tecnológicos. O diretor concedeu maior destaque ao trabalho que o Polo Agroalimentar de Arapiraca e o de Batalha irão desempenhar na região Agreste e no Sertão, levando tecnologia social aos pequenos produtores alagoanos.

“Para esses dois Polos, temos parceria com as principais instituições envolvidas no segmento, a exemplo da Secretaria de Estado da Agricultura. Acreditamos que com a parceria da Aecid a consolidação e resultados serão ainda maiores”, finaliza o diretor.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..