Sesi/AL implantará Educação a Distância para elevar escolaridade dos trabalhadores

31/01/2012 00:59 - Maceió
Por Redação

O Serviço Social da Indústria (Sesi) será a instituição pioneira, em Alagoas, na oferta do Ensino Médio por meio da Educação a Distância (EAD), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa visa a reforçar o Programa de Educação do Trabalhador (PET) do Sesi.

Para isso, educadores e técnicos da instituição e convidados estão participando de um treinamento na Escola Sesi Cambona, nesta segunda (23) e terça-feira (24), ministrado por uma consultora da Ilog Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma e das ferramentas de aprendizagem. Neste primeiro momento, informa a gerente de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo, eles vão conhecer toda a plataforma tecnológica e, depois, serão treinados quanto à metodologia de ensino.

“Com essa tecnologia, vamos dar oportunidade de elevação de escolaridade a trabalhadores que não estão na idade regular e que, após a jornada de trabalho, não têm condições de passar mais quatro ou cinco horas por dia numa sala de aula”, explica Betânia. Segundo ela, outro benefício é a possibilidade de ofertar educação com qualidade a quem trabalha em lugares distantes dos grandes centros.

A coordenadora de Educação de Jovens e Adultos do Sesi/AL, Nezilda Pauferro, disse, ainda, que a Educação a Distância é um caminho para superar a rotatividade e sazonalidade do mercado de trabalho. “Uma grande dificuldade é o tempo. Muita gente trabalha em turnos alternados. Com esse sistema, o aluno fará o seu próprio horário e poderá concluir o Ensino Médio com mais tranquilidade”, afirmou.

A Educação a Distância já é adotada por Departamentos Regionais do Sesi de todo o País. A consultora Roseli de Souza Oliveira explica que entre as vantagens do sistema está a interatividade. Professores e alunos contam com chats, fóruns e outros meios de interagir e trocar conhecimentos. O aluno pode, ainda, testar o que aprendeu por intermédio de um banco de questões dividido por área do saber e disciplina.

“Possuímos um banco de dados com mais de 30 mil perguntas, que gera provas contendo 20 questões, nas quais os alunos podem avaliar como estão em termos de conhecimento”, conta Roseli. Segundo ela, a plataforma também oferece jogos, artigos, imagens, simulações, disponíveis tanto para download quanto para interação em tela. No sistema, os professores contam com uma série de opções que oferecem instrumentos de apoio na elaboração das aulas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..