O advogado e conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Welton Roberto, prometeu levar à reunião do Conselho em Alagoas – no próximo dia 10 - o descumprimento da ordem judicial por parte do Comando da Polícia Militar de Alagoas (PM), que determina a imediata transferência dos militares do presídio Baldomero Cavalcanti para as suas respectivas unidades militares.
Para o advogado, se faz necessário o cumprimento imediato da decisão do Auditor Militar José Cavalcanti Manso Neto, já que os militares são ameaçados de morte diariamente no Baldomero. “Mais uma vez o comandante da Polícia Militar, Luciano Silva, descumpre uma ordem judicial. Será que se mandarem prender o comandante por desobediência a ordem judicial ele vai para o Baldomero?” questionou o advogado.
Após visita ao antigo prédio do presídio militar, o Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg) determinou a interdição do local, provocando revolta de familiares e amigos dos militares. “Existe uma determinação judicial de 06 de janeiro de 2012 e até agora não foi cumprida. Um policial militar que se encontra preso não pode sair fardado do Baldomero – para uma audiência judicial - ao lado dos demais reeducandos. O ódio entre eles é mortal”, pontuou Welton Roberto.
O comando da Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa, assegurou que a decisão foi cumprida, ressaltando, apenas, que os militares que cometeram crimes militares estão nas unidades de origem, os outros continuam no Baldomero.