Implantação de parque eólico é discutida em Alagoas

30/01/2012 22:18 - Brasil/Mundo
Por Redação

O secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Jackson Pacheco, recebeu empresários da Renova Energia para a apresentação de um projeto referente à implantação de um parque energético no município de Mata Grande. A empresa é destaque nacional no ramo da energia elétrica por meio de fontes renováveis, como a eólica, a qual deverá ser adotada no local.
Segundo os empresários da Renova, a escolha pelo local da instalação das torres de transmissão para produção de energia foi incentivado pela publicação Atlas Eólico. Produzido em 2008 pelo Governo de Alagoas em parceria com a Eletrobrás e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o material detalha as condições do Estado para recebimento da energia cinética dos ventos, fundamenta o planejamento de uma adequada política de uso e desenvolvimento desse tipo de energia e, principalmente, funciona como instrumento de atração de investimentos.
O projeto ainda está em fase inicial, com o arrendamento de terrenos para começar as medições e as instalações das torres. “O próximo passo do investimento será dado ainda hoje, com uma reunião entre a empresa e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para o licenciamento ambiental, que dará o aval para o começo das obras”, explicou o gestor de Empreendimentos da Renova Energia, Altamirano Lordêllo.
Na ocasião, o secretário adjunto, Jackson Pacheco, explicou o papel da Seplande na ação. “A secretaria é responsável por apoiar o investimento da empresa por meio de créditos fiscais, provavelmente por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin), além de promover a articulação, com apoio técnico e logístico ao investidor”.
Para Jackson, essa proposta é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável no Estado. “Além da geração de emprego e renda, o parque eólico atrairá outras empresas que atendem a uma diversidade de setores e que darão suporte à manutenção do empreendimento, caracterizado por energia que não degrada o meio ambiente”, destacou o secretário.
A Renova Energia é referência em geração de energia limpa, contando com 29 parques eólicos que somam 668,3 MW de capacidade instalada em 2009. Atualmente vem desenvolvendo um parque eólico na Bahia com 1.1 GW de potência instalada.
Além disso, conta com amplo portfólio de projetos de energia renovável nos Estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..