O delegado-geral da Polícia Civil, José Edson Freitas, participou na manhã desta segunda-feira (30) de reunião com delegados de polícia, na sede da Adepol-AL (associação da categoria), no bairro de Jacarecica. Ele foi acompanhado do delegado-geral adjunto, Mário Jorge Marinho, e dos diretores Arnaldo Soares de Carvalho (DPJM), Luci Mônica (Deinfo), Ana Luíza Nogueira (Deic) e Simone Menezes (Apocal).
José Edson Freitas anunciou a formação de uma comissão para a elaboração das minutas de projetos de lei referentes à nova Lei Orgânica da Polícia Civil e ao Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Alagoas. A comissão, integrada pelos delegados Osvaldo Rodrigues Nunes, Simone Marques Menezes e Vinicius Martins Ferrari, terá prazo de 60 dias para a conclusão das minutas.
“A elaboração da nova Lei Orgânica e do novo Estatuto estão entre as prioridades de nossa gestão, e devem oferecer garantias aos integrantes de nossa instituição”, afirmou, fazendo o convite para que a Adepol participe da elaboração das minutas.
O delegado-geral reafirmou seu compromisso de trabalhar para a redução dos índices de criminalidade em Alagoas e para isso pediu o apoio dos delegados de polícia. “Nós confiamos em nossos projetos e esperamos contar com o apoio da categoria e dos demais integrantes da instituição, pois somente unidos vamos conseguir os nossos objetivos”, acrescentou.
Dentre esses projetos, ele citou a modernização dos inquéritos policiais e a desativação das carceragens das delegacias de polícia, também no interior do Estado, deixando os policiais civis de exercer a função de carcereiro. “O que queremos é uma Polícia Civil investigativa, e nos esforçaremos para oferecer as condições necessárias aos delegados e policiais para realizar seu trabalho eficientemente”, concluiu.
O presidente da Adepol-AL, Antônio Carlos Lessa, parabenizou o delegado-geral pela sua ascensão ao cargo e disse que a associação estará pronta a ajudar na execução desses projetos. “A Adepol quer ser o elo entre os delegados e a direção da Policia Civil. Conhecemos o equilíbrio, caráter e competência do novo delegado-geral e acreditamos no sucesso de seu trabalho”, concluiu.