Presidente do Paraguai se encontra com Lula em hospital de SP

27/01/2012 18:19 - Política
Por Redação

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, encontrou-se na manhã desta sexta-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O encontro foi rápido e informal, já que os dois estavam no local por razões médicas.

Lugo veio ao Brasil para exames de controle que faz periodicamente depois do tratamento contra um câncer linfático.

Lula passa por uma série de 33 sessões de radioterapia realizadas cinco vezes por semana no hospital paulistano.

 

O petista realiza tratamento contra um câncer na laringe, diagnosticado em outubro.

Lugo, que chegou de manhã ao Brasil, deve voltar ao Paraguai na tarde desta sexta.

Segundo a agência de notícias France Presse, que cita porta-vozes do governo, Lugo veio ao Brasil "em voo privado, na companhia de uma reduzida comitiva integrada por seu médico pessoal, a diretora do cerimonial, seu secretário privado e seu chefe de segurança".

Além de Lugo, a atual presidente brasileira, Dilma Rousseff, o venezuelano Hugo Chávez e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já haviam lutado contra a enfermidade.

Lugo e Lula são dois dos líderes recentemente diagnosticados com câncer na América Latina.

ENTENDA:

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

O ex-presidente brasileiro (2003-2010) de 66 anos, foi diagnosticado com um tumor na laringe no fim deste ano, quando começou um tratamento de quimioterapia. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), este é o tipo mais comum de câncer entre os homens e representa 25% dos tumores malignos que atingem a região da cabeça e pescoço.

DILMA ROUSSEFF

A presidente do Brasil, de 63 anos, foi diagnosticada ainda em 2009 com um câncer no sistema linfático, e desde setembro do mesmo ano, após tratamentos, foi considerada curada. Ela assumiu o poder em janeiro de 2011.

FERNANDO LUGO

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, de 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Após submeter-se a seis sessões de quimioterapia em São Paulo e em Assunção, sua equipe médica disse que os tumores haviam desaparecido. Eleito em 2008 com um mandato de cinco anos, ele deve ficar no poder até agosto de 2013.

HUGO CHÁVEZ

O presidente da Venezuela, de 57 anos, foi diagnosticado com câncer no fim de junho deste ano. Sem precisar exatamente ao público de que tipo de câncer sofria, e em que local específico se seu corpo estava o tumor, o líder limitou-se a dizer que passou por uma cirgurgia em Havana no dia 20 de junho para a retirada do tumor maligno.

Em outubro Chávez disse que, após submeter-se a quatro sessões de quimioterapia, em Havana e Caracas, tinha bons resultados de sua recuperação. No poder desde 1999, o líder pode concorrer em 2012 a um terceiro mandato de seis anos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..