Dados de empréstimos reforçam sinais de alerta do BCE

27/01/2012 17:43 - Brasil/Mundo
Por Redação

Empréstimos para o setor privado e para famílias na zona do euro caíram em dezembro na comparação com o mês anterior, segundo dados do BCE (Banco Central Europeu) divulgados nesta sexta-feira, adicionando sinais à crise de crédito no bloco monetário.

A quantidade de empréstimos mensais para empresas caiu em 37 bilhões de euros, após cair em 7 bilhões de euros em novembro.

A medida M3 da base monetária --uma medida mais geral da oferta de dinheiro na economia-- cresceu a uma taxa anual de 1,6% em dezembro, desacelerando dos 2% registrados em novembro e abaixo das expectativas de 2,2% de uma pesquisa Reuters.

"Há uma evidência empírica de uma modesta contração do crédito nos números, com o crescimento de empréstimos ao setor privado desacelerando significantemente", afirmou Holger Schmieding, economista no Berenberg Bank.

"Esses números por si só são uma razão para futuros afrouxamentos monetários. É provável que o BCE corte as taxas de juros em março, e eles têm que revisar para baixo suas projeções de crescimento", adicionou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..