Na manhã desta quarta-feira (18), cerca de mil famílias de sem-teto, ligadas à Liga dos Camponeses Pobres, bloquearam um trecho da BR 104, na cidade de Messias, distante 33 quilômetros de Maceió. Eles protestam contra uma decisão judicial que prevê a desocupação de um espaço invadido pelo grupo em 48 horas.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes bloquearam a pista com fogo em pneus e galhos de árvore. O protesto gerou um grande congestionamento na região. Policiais do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foram acionados para mediar o desbloqueio.

As famílias disseram que vivem um impasse há mais de quatro anos, porque a Prefeitura de Messias se comprometeu em construir casas em um terreno de 14 hectares doado pela Usina Santa Clotilde, o que não cumprido.

Como a promessa não foi cumprida, as famílias invadiram no ano passado, o Parque Industrial José Aprígio Brandão, onde construíram casas de alvenaria e taipa. Os manifestantes esperam uma posição da Prefeitura de Messias sobre o caso.