Marcas japonesas levam conceitos para o Salão de Detroit

11/01/2012 07:13 - Brasil/Mundo
Por Redação

Um mês depois do Salão de Tóquio, conhecido pelo lado futurista, as montadoras japonesas também apostam em carros-conceito no Salão de Detroit. Toyota e sua marca de luxo Lexus, Honda e sua também premium Acura, além da Nissan, exibiram modelos que deverão inspirar os próximos passos dessas montadoras.

A Nissan destacou nesta terça-feira (10) o Pathfinder Concept (veja o vídeo ao lado), que seria uma amostra do que deve ser a nova geração do SUV, que deve chegar à loja dos Estados Unidos no segundo semestre.

O utilitário tem a próxima geração de transmissão CVT, que, segundo a montadora, vai proporcionar 25% de economia de combustível em relação à versão anterior da Pathfinder.

A Toyota mostrou o NS-4, um híbrido plug-in (que tem motor a combustão combinado com motor elétrico cuja bateria pode ser carregada em tomada comum). Na contramão do consagrado Prius, as linhas deste conceito são as de um esportivo, como a marca fez com o FCV-R e o GT 86, vistos em Tóquio.

No painel, o carro tem um sistema multimídia que privilegia o toque na tela -tendência mundial em tecnologia-, desenvolvido com a Microsoft, a Intel e a Salesforce. No lugar de retrovisores, ele possui câmeras. As portas abrem para cima e para fora. A expectativa é de que o conceito dê origem a um carro de produção em 2015.

De volta ao presente, a Toyota também apresentou em Detroit a versão compacta do Prius, chamada Aqua no Japão, e que será o Prius C nos EUA.

A Honda também mostrou o conceito Accord Coupe, que, segundo a montadora, recebeu a missão de transmitir o "perfil dinâmico e agressivo da nona geração" do sedã, esperada para o segundo semestre. Também foi anunciada a versão híbrida plug-in do modelo.

A Acura, marca de luxo da Honda, provocou flashes com o conceito NSX, que marca o retorno do carro que saiu do mercado em 2005. A última edição prevista teria um motor V10. Incorporado à "onda verde", ele agora conta com motor V6 a gasolina auxiliado por dois motores elétricos.

Como possível rival do NSX, a Lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou na última segunda (9), na abertura do salão para a imprensa, o conceito LF-LC. As linhas desse esportivo 2+2 foram criadas no estúdio de design da montadora na Califórnia. Foram divulgados poucos detalhes mecânicos, mas também se trata de um híbrido.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..