Pequenos criadores de gado de leite do município de Craíbas serão beneficiados com ações para melhoria do rebanho e, com isso, aumento da produtividade de leite, uma das principais fontes de renda da comunidade Santa Rosa. Por meio do Programa Alagoas Mais Leite, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) repassou à associação um botijão com 260 doses de sêmen de touros de alto valor genético.
A associação reúne 34 criadores, dos quais dois já foram capacitados em inseminação artificial, durante um dos cursos promovidos pela Seagri no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha. “A melhoria do rebanho por meio da inseminação artificial é uma iniciativa com resultados a médio prazo. Além disso, é preciso que eles façam o manejo correto dos animais, como a vacinação e todo o acompanhamento sanitário”, informou o médico veterinário Eraldo Saturnino de Almeida, da Gerência da Seagri no Agreste.
Além dele, o veterinário Winston Dorea também acompanha os criadores da comunidade Santa Rosa. “Vamos fazer um levantamento das matrizes, situação da atividade, e continuar com o acompanhamento da parte sanitária”, completou Eraldo Saturnino de Almeida.
Alagoas Mais Leite
O programa tem cinco linhas de atuação principais: incentivo ao associativismo, gestão da unidade produtiva, qualidade do leite, melhoramento genético dos animais e nutrição animal. Aliado a isso, os criadores recebem assistência técnica e capacitação nos moldes do Programa Balde Cheio, da Embrapa.
“A principal área de atuação do Alagoas Mais Leite é a região da Bacia Leiteira, onde há o maior número de produtores envolvidos com a atividade, mas outras áreas do Estado foram identificadas como potenciais, por isso estamos garantindo apoio, seja por meio de tanques de resfriamento, seja com forrageiras ou com orientação técnica”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.