Fraude em concurso da Universidade Federal do AM exclui 149 aprovados

07/01/2012 14:33 - Brasil/Mundo
Por Redação

Após a constatação de fraude em concurso, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) excluiu 149 candidatos que foram aprovados em Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Fonte Boa, município a 880 km de Manaus, para ingresso em programa nacional de qualificação, o Parfor. O programa é exclusivo para docentes de educação básica e, no Amazonas, é realizado pelo governo federal em parceria com a Universidade.

A medida foi tomada após constatação de fraude, a partir de denúncias encaminhadas à Ufam, pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa (ALE-AM). O PSS foi lançado pela Ufam, em Fonte Boa, em outubro de 2011, oferecendo 333 vagas. As denúncias foram enviadas à Comissão da ALE pela Delegacia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam). De acordo com a Ufam, estas 149 pessoas aprovadas para participar do programa não exercem o Magistério ou estavam em desvio de função.

Para o presidente da Comissão de Educação da ALE, deputado Sidney Leite (DEM), o caso precisa ser investigado. "A reitora da Ufam, Márcia Perales, atendeu a nossa solicitação e excluiu essas pessoas que estavam irregulares, mas entendo que não basta excluir os nomes. Está claro que houve uma fraude induzida pela Secretaria Municipal de Educação e isso precisa ser apurado", defendeu.

De acordo com o vice-delegado do Sinteam em Fonte Boa, professor Miécio Tavares, o Sindicato possui uma lista com os nomes de aproximadamente 90 docentes que se sentiram prejudicados pelo resultado final. Eles exercem a função e não foram incluídos na formação das turmas.

O programa Parfor abriu 1.340 vagas em dez municípios, com início das aulas previsto para o 1° semestre de 2012. Do total de vagas disponíveis, 333 foram destinadas ao município de Fonte Boa, especificamente para as licenciaturas em Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, Educação Física, História e Matemática.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..