Os atores Tom Cruise e Paula Patton e o diretor Brad Bird chegaram por volta das 21h15 desta quinta-feira (14) ao Cinépolis Lagoon, no Estádio de Remo da Lagoa, Zona Sul do Rio, onde participam da première do filme "Missão: impossível 4 - Protocolo fantasma".

A sessão, exclusiva para convidados, é precedida por uma uma apresentação do DJ e produtor holandês Tiësto — que vai mostrar, pela primeira vez, um novo remix da música-tema do filme, composta por Lalo Schifren.

Nesta nova aventura, o quarto da franquia de ação, o agente da Força Missão Impossível (FMI) Ethan Hunt (Cruise), é responsabilizado pelo bombardeio terrorista do Kremlin e repudiado, junto com o resto da agência, quando o presidente dá início ao "protocolo fantasma".

Deixado sem qualquer recurso ou apoio, Ethan precisa encontrar uma maneira de limpar o nome de sua agência e impedir outro ataque. Para complicar as coisas ainda mais, é forçado a embarcar na missão com uma equipe formada por colegas fugitivos da FMI, cujos motivos pessoais ele não conhece inteiramente.

Em rápida passagem pelo tapete vermelho, o astro americano esbanjou simpatia e manteve o sorriso estampado no rosto. Mostrou-se destemido durante as filmagens, e satisfeito com o resultado do longa, do qual participou também da produção. "Foi um desafio físico intenso, muito divertido, embora perigoso. Mas encarei e gostei de participar. O que eu quero é entreter."

Questionado sobre sua atuação em uma das cenas principais do longa, em que Tom desce pela lateral externa do Burj Khalifa, em Dubai — o edifício mais alto do mundo —, usando apenas luvas adesivas, o ator respondeu: "Foi muito desafiador, mas não tive medo."

Segundo o diretor Brad Bird ("Os incríveis"), 99, 99999% das cenas foram feitas pelo próprio Cruise, sem a necessidade de dublês. "Acho que ele não está em apenas duas cenas do filme. E, somando a duração das duas, não chegamos nem a dois segundos. E ele realmente fez um trabalho maravilhoso naquele prédio", elogiou Bird.

Par romântico do ator, Paula Patton também não economizou nos clichês e elogios ao colega. "Foi um sonho realizado. Sempre desejei trabalhar com artistas talentosos e competentes. Tom é um grande ator, uma figura que eu admiro muito. Apenas com sua presença você já amadurece e melhora", comentou a atriz, que destacou ser esta sua primeira vez no Brasil: "Estou muito agradecida por poder vir até aqui."

Cenas no Rio
Quem revelou uma curiosidade dos bastidores do projeto foi o produtor Bryan Burk, que também participou da première: algumas das cenas do filme seriam rodadas no Rio de Janeiro.

"Numa das primeiras versões do roteiro, tínhamos uma cena aqui, mas a história toda mudou. Agora vamos ter que escrever outro", brincou Burk, acrescentando: "Amamos o Rio, é incrível. Temos que achar o projeto certo para filmar aqui".

"Missão impossível 4 - Protocolo fantasma" estreia em todo o país no próximo dia 21.