Ynaê Almeida, aluna do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas, ficou em primeiro lugar na seleção do mestrado em Petróleo e Gás da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também passou no mestrado de Engenharia Mecânica da USP. Além de Ynaê, outros oito alunos do LCCV foram aprovados em programas de mestrado em Engenharia na federal carioca e na Universidade de São Paulo (USP).

Para os professores do laboratório, o resultado confirma o alto nível do curso de Engenharia Civil da Ufal. “Essa é mais é mais uma prova do excelente nível do nosso curso, bem como do incentivo e capacitação que o LCCV proporciona para qualificação de seus integrantes”, afirmaram.

A aluna Ynaê Almeida comemorou a conquista. “Fiquei bastante feliz com a aprovação em primeiro lugar no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ. A base acadêmica adquirida no curso de Engenharia Civil da Ufal e o desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas no LCCV foram essenciais para conquistar essa aprovação em uma das universidades mais conceituadas do Brasil. Além disso, a participação no Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) foi importante para adquirir conhecimentos na área de Petróleo. Durante o mestrado, pretendo aprofundar meus conhecimentos nessa área”, declarou.

Hélvio de Farias Costa Peixoto e Ketson Roberto Maximiniano dos Santos também foram aprovados em dois mestrados. O primeiro passou na área de Estruturas e Materiais, da UFRJ, e em Estruturas, da USP; o segundo, em Petróleo e Gás, na federal carioca, e Estruturas, na universidade paulista. Ketson atribui o resultado ao ensino de qualidade. “Assim como na UFRJ, as primeiras colocações foram da Ufal”. Sobre qual será sua escolha, ele ainda vai aguardar mais um resultado. “Agora vou esperar o resultado da seleção do mestrado da Ufal e decidir que rumo vou dar à minha carreira. Mas tenho certeza que qualquer uma dessas opções é ótima; só têm coisas boas a oferecer”, completou.

Para Lucas Pereira de Gouveia, mais um dos aprovados na área de Petróleo e Gás, a formação do curso de Engenharia Civil da Ufal foi determinante para alcançar essa conquista. “As oportunidades de pesquisa de iniciação científica são muitas. O LCCV foi importante para que eu escolhesse a área de Petróleo e Gás, onde posso dizer que desenvolvi uma formação extracurricular", ressaltou.

Beatriz Ramos Barboza passou no mestrado de Petróleo e Gás e Davi Leão Ramos, no de Estruturas e Materiais, ambos no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ). Cleilson Fábio Bernardino Júnior, Emerson Acácio Feitosa Santos e Ricardo Sampaio Romão Filho foram aprovados em Estruturas, na Escola de Engenharia de São Carlos da USP.