A Olimpíada Alagoana Secti-Fapeal de Ciências segue com inscrições abertas até 22 de agosto, uma sexta-feira, pelo site oac.al.gov.br. A oportunidade é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Governo do Estado.

Os cinco melhores aprovados nas quatro etapas irão para o SigmaCamp em São Paulo participar de uma semana de atividades científicas e lúdicas, envolvendo ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas (STEM) com professores internacionais, na versão brasileira de um dos principais eventos de educação científica dos Estados Unidos.

 


A viagem será financiada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).

Estudantes de 12 aos 16 anos, das redes pública e privada de educação podem se inscrever. Serão 300 premiados, em dois níveis: 150 medalhistas de 12 e 13 anos e 150 medalhistas de 14 a 16 anos.

 


As inscrições são gratuitas. Além da chance de participar do SigmaCamp em SP, a Olimpíada Alagoana Secti-Fapeal de Ciências também é o passaporte para o SigmaFestival, uma expansão piloto do evento para o Nordeste, que vai acontecer em Maceió, em janeiro de 2026.

As oportunidades no Brasil são legendadas ou bilíngues, e não é necessário saber inglês para participar.