O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) participou, nesta segunda-feira (28), de uma simulação de salvamento de vítima presa em ferragens. A ação fez parte da programação de aniversário de 64 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), comemorado nesta terça-feira (29). O evento aconteceu no estacionamento de Maceió Shopping, no bairro de Jatiúca. O Samu participou com a equipe do Aeromédico (UTI área), que simulou o transporte da vítima para o hospital mais próximo.
De acordo com o tenente-coronel Paulo Marques, a simulação faz parte das comemorações que marcam mais de seis décadas de serviços prestados à população alagoana e também busca aperfeiçoar ações para salvar as vítimas de acidentes, trabalhando em conjunto com o Samu. “O Samu e o Corpo de Bombeiros possuem missões similares, que é a de salvar vidas, por isso nós fizemos questão de garantir a participação do Samu no evento”, destacou Paulo Marques.

Para o médico do Samu, Vicente de Paulo Soares, o grande diferencial do serviço aeromédico é a velocidade do atendimento e transporte. “Um resgate de um paciente em um município próximo como Coruripe leva por meio terrestre cerca de três horas (ida e volta), enquanto através do helicóptero esse tempo cai para 50 minutos”, destacou o médico.

A implantação do aeromédico faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Saúde de garantir o atendimento em áreas de difícil acesso com rapidez e eficiência. “O mais importante no serviço é que o paciente receberá todo o atendimento possível para ficar estabilizado clinicamente e daí ser encaminhado para um hospital mais adequado”, destacou o médico.

As comemorações continuam com a solenidade militar no dia do aniversário, 29 de novembro, com promoções de oficiais e a entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar. O evento acontece a partir das 19h, no Quartel do Comando Geral da corporação, no bairro do Trapiche da Barra.