Programadores de empresas ligadas ao Arranjo Produtivo Local Tecnologia da Informação (APL-TI) participam, desde a última quarta-feira (9), do curso Linguagem de Programação Java Básico. A capacitação acontece no Sebrae até o próximo sábado (12) e é ministrada pelo empresário Pedro Lira, da PHD Informática, que também faz parte do arranjo.
O APL-TI faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e pelo Sebrae/AL.
Segundo o gestor do APL, Sacha Passos, esse é o primeiro de quatro cursos direcionados à capacitação de empresários ligados ao Arranjo em mais uma linguagem de programação. “As oficinas representam uma oportunidade de ampliar o horizonte de atuação dos negócios das empresas com o atendimento a novos clientes e a participação em novos mercados a partir de um novo produto”, explicou Sacha.
Ainda de acordo com ele, a capacitação dos profissionais das empresas de TI de Maceió e o aprofundamento dos conhecimentos dos participantes na área de desenvolvimento de software irá suprir a demanda local, de forma a gerar uma maior competitividade para o APL.
Os módulos do curso básico se dividem em fundamentos da linguagem, visão geral dos IDEs Eclipse e Netbeans, orientação a objetos e classes utilitárias (Java.langs, Java.util e Java.util.collections).
Após o curso básico, para a apresentação da nova linguagem, o APL-TI realizará no próximo dia 22 o curso Linguagem de Programação Java Avançado, seguido do Linguagem de Programação Java Web e do Java Mobile no mês de dezembro, para a programação Java para sites e para celular, respectivamente.

Maceió