Maceió sedia II Conferência Estadual da População LGBT

07/11/2011 18:39 - Maceió
Por Redação

A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos vai realizar nesta terça-feira (08) a II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (LGBT) que terá como tema “Por uma Alagoas livre da pobreza e da homofobia em busca da cidadania e dos Direitos LGBT”. O evento, cuja abertura está marcada para as 8 horas, será realizado no auditório da Associação do Comercial, no bairro Jaraguá.
A conferência tem como objetivos avaliar a implementação das políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e promoção dos Direitos Humanos e cidadania da população LGBT aprovadas na I Conferência Estadual de Políticas para a população LGBT de Alagoas; propor estratégias para construção de planos municipais e o Plano Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.


Entre os objetivos está ainda propor diretrizes para a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT. De acordo com a superintendente de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Hélia Maria Araújo Coelho da Paz , o evento deve reunir aproximadamente 280 pessoas de vários municípios e tem ainda como finalidade discutir políticas públicas necessárias à população LGBT para a elaboração de um plano estadual de combate à homofobia, bem como propor diretrizes para a criação do Programa “Alagoas sem homofobia”. Segundo ela, foram realizadas etapas regionais no Sertão e Bacia Leiteira, Vale do Paraíba e Mundaú, Metropolitana de Maceió, Agreste, Sul e Norte.


Programação - Pela manhã está prevista a palestra do advogado, doutorando em Direito (PUC/SP), Dimitri Sales, sobre o tema “Por uma Alagoas livre da pobreza e da homofobia em busca cidadania e dos diretos humanos LGBT”. Na sequencia, deve acontecer a palestra da gerente das Diversidades da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Irani Neves, a respeito do tema “ Desafios para garantir a interseção entre as políticas de educação, saúde e assistência”.


À tarde devem ser formados grupos de trabalho para a discussão dos seguintes assuntos: Políticas Públicas e População LGBT: conjuntura e diretrizes para promover a interface entre Educação e Cultura; Promoção da Saúde: avaliação e diretrizes para acolher a diversidade LGBT; Justiça e Segurança Pública: caminhos para garantir a cidadania LGBT; e Assistência e Previdência Social: população LGBT em foco. Depois será realizada a plenária final e eleição da delegação para a conferência nacional, prevista para acontecer no período de 15 a 18 de dezembro, em Brasília.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..