História militante do movimento negro, a doutora em Ciências Sociais, professora adjunta da Universidade Federal do Pará e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Zélia Amador de Deus participa em Alagoas, do Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro:”Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento” , que acontece dia 12 de novembro, e da cerimônia da deposição das cinzas de Abdias Nascimento, que ocorrerá na Lagoa dos Negros, na Serra da Barriga.
Promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, AL o Ígba Ábídí tem a proposta de apresentar, debater e celebrar a trajetória de vida e obra de Abdias Nascimento em defesa do povo negro e para a organização do Movimento Negro no Brasil e exterior.
*Ígba Ábídí, literalmente significa “cabaça das letras” e remete para a representação yorùbá do mundo. Nesse sentido, ígba ábídí, tem por princípio simbolizar a cabaça da existência contendo em si as letras, princípio da formação das palavras, e desse modo da comunicação e da transmissão de conhecimentos.
A ABPN
A Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s congrega pesquisador@s negr@s interessados em pesquisas acadêmicas em temas pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano e outros pesquisadores compromissados com temas de interesse das populações negras no Brasil, África e Diáspora.
Nossa finalidade é o fortalecimento profissional dos nossos pesquisadores – homens e mulheres -, bem como a institucionalização dessa temática, considerando que o campo acadêmico dos estudos de relações raciais tem encontrado dificuldades para se afirmar no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, tendo como o cerceamento de iniciativas e oportunidades aos e às que são vist@s como negro-negra, bem como àqueles que se dedicam à temática racial.
Serviço:
Dia 12 de novembro: Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro: “Celebração da Obra e
Vida de Abdias Nascimento”
Local: Faculdade Integrada Tiradentes
Horário: 08 às 18 horas
Certificação: 10 horas
Dia 13 de novembro:
Cerimônia de Deposição das Cinzas de Abdias Nascimento no Alto da Serra da Barriga
Horário: 09 às 15 h
Local: Lagoa dos Negros,Serra da Barriga,AL
Para inscrever-se basta enviar um e-mail para celebrandoabdias@gmail.com
Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201