Dentro da programação de aniversário dos 180 anos de emancipação política de Viçosa, comemorados no último dia 13 de outubro, o prefeito Flaubert Torres Filho inaugurou uma série de obras executadas pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado.

A solenidade trouxe ao município o governador Teotonio Vilela Filho e o vice José Thomaz Nonô, acompanhados dos secretários de Estado da Infraestrutura, Marcos Fireman; de Emprego e Renda, Herbert Mota; e da Saúde, Alexandre Toledo; além do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL), Marcos Antônio Vital, o deputado estadual Joaozinho Pereira, prefeitos e ex-prefeitos de cidades vizinhas, entre outras autoridades.

A entrega da obra de construção da estrada de acesso à cidade abriu o cronograma de inaugurações. A avenida leva o nome do empresário José Aprígio Brandão Vilela, uma homenagem da prefeitura a um de seus filhos mais queridos, que ao longo da vida sempre demonstrou todo o amor que sentia por Viçosa. Com 1,4 Km de extensão, o novo acesso garantirá mais fluidez ao tráfego na região e mais segurança aos motoristas. A obra foi executada pelo DER/AL, em parceria com o município.

Em seguida, a comitiva fez uma visita às instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deve ser inaugurada em breve, e irá atender toda a região do Vale do Paraíba, descentralizando o atendimento em saúde, como forma de desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).

O prefeito Flaubert Filho e o governador Teotonio Vilela também inauguraram a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a sede do Complexo Regulador, frutos da parceria entre município e o governo estadual.

 

 

 

O Complexo Regulador de Viçosa irá facilitar o acesso à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo filas, otimizando o atendimento e melhorando os serviços ofertados. “Estamos trabalhando para garantir saúde pública de qualidade à população, e a criação do Complexo Regulador é mais um passo que nós damos para garantir a humanização do setor”, disse Flaubert Filho.

Na ocasião, o prefeito, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, assinaram o termo de cooperação técnica para a execução das obras de construção de duas unidades de Atenção Básica à Saúde, uma no povoado Sabalangá e outra no conjunto habitacional Frei Damião.

Em seguida, Flaubert Filho inaugurou a nova sede do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Viçosa (IPasmev), que gerencia os serviços previdenciários do funcionalismo público municipal, como aposentadorias, pensões, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-maternidade. O novo prédio, construído em um terreno doado pela Prefeitura, foi custeado com recursos próprios do Fundo do Instituto, na ordem de R$ 115 mil.

O órgão recebe o nome do engenheiro Gutemberg Gomes de Azevedo, que morreu recentemente em um trágico acidente automobilístico no trecho próximo ao acesso a Chã Preta, juntamente com sua esposa, Leandra Pimentel, e mais duas pessoas. Apesar de não ser de Viçosa, Gutemberg tinha laços estreitos com a cidade, que aprendeu a amar. O filho do empresário, o jornalista Bruno Soriano, que representou a família na solenidade, agradeceu a homenagem da prefeitura.

Em discurso, as autoridades que prestigiaram as inaugurações foram unânimes ao destacar a luta, seriedade, compromisso e dedicação com o que o prefeito Flaubert Filho vem conduzindo os destinos do município, proporcionando mais qualidade de vida aos viçosenses. “Quando a gente chega a Viçosa sabe que aqui tem prefeito”, disse o governador Teotonio Vilela Filho.

 

 

 

O vice-governador José Thomaz Nonô aproveitou para lembrar os nomes de figuras ilustres que muito engrandecem o nome da cidade e enchem de orgulho os viçosenses, como o senador Teotônio Vilela, o menestrel das Alagoas, e o empresário José Aprígio Brandão Villa, entre outros.

O cronograma de inaugurações foi encerrado com a entrega da ponte Engenheiro Áttila Brandão, que liga os povoados de Vila Nova e Quinta da Serra, numa extensão de 140 metros e 10,2 de largura, viabilizada pelo governo do Estado, em parceria com o município.

De lá a comitiva seguiu para o conjunto habitacional Santa Ana, onde estão sendo erguidas 430 casas para as famílias atingidas pelas enchentes de 2010, dentro do Programa de Reconstrução do governo estadual, executado com contrapartida da Prefeitura de Viçosa. A equipe visitou ainda a escola Maria Alza Torres, que irá atender a comunidade escolar da região.