Após passar pelas igrejas do Santo Daime no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba o padrinho Alfredo Gregório de Melo, filho do Padrinho Sebastião Mota de Melo e da Madrinha Rita Gregório, disseminadores da doutrina da floresta, iniciada pelo mestre Raimundo Irineu Serra, no Acre, finalizou sua passagem pelo Nordeste com um trabalho de cura, realizado no Céu de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, no último sábado (08) onde conversou com a reportagem do Cadaminuto.

O padrinho Alfredo administra a Vila Céu do Mapiá que é hoje o maior centro daimista do Brasil. Ele é o líder espiritual e presidente mundial do Cefluris e contou que após a morte de seu pai, assumiu o compromisso de continuar levando a doutrina do Santo Daime para o mundo. Segundo ele, um dos principais objetivos da doutrina é reforçar a importância da união entre seus seguidores, que em muitos Estados brasileiros já se organizam em comunidades.

“Começamos a receber no Mapiá muitos buscadores de locais como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília, que fizeram a ligação para que levássemos a doutrina para fora da Região Norte do país. O que queremos é que haja uma expansão comunitária em torno da igreja. Assim, os seguidores do Santo Daime ficariam mais próximos da doutrina, como já acontece. Minha missão é juntar os daimistas e expandir a doutrina da floresta”, explicou.

Ele lembrou que a última vez em que esteve, junto com sua comitiva, no Nordeste foi há 10 anos, oportunidade em que visitou algumas igrejas, a exemplo do Céu da Campina (PB). Ao longo dos últimos trabalhos na região o padrinho Alfredo vem firmando os três primeiros hinos de seu novo hinário, denominado “Nova Dimensão”.

“Junto com outros irmãos semeamos muitas igrejas pelo Nordeste e vemos que a laranjeira vem dando bons frutos, que são vocês, todos os daimistas, que agora se espalham pelo mundo”, ressaltou ele, lembrando que a construção da nova sede mundial da Igreja da Floresta, no Céu do Mapiá, que tem uma concepção estrutural e arquitetônica em forma de estrela, continua.


“Devido à expansão da doutrina, tivemos a necessidade de construir uma nova igreja, com capacidade para aproximadamente 1500 pessoas, pois a que foi construída pelo meu pai abrigava 800 pessoas e após 25 anos, chegou no prazo de validade. A dificuldade para que o material chegue na floresta torna a obra mais cara. Queremos que os daimistas se aproximem mais da matriz, no Céu do Mapiá”, ressaltou.


O padrinho Alfredo lembrou que as doações para a construção da Igreja da Floresta devem ser feitas pela conta do Banco do Brasil, de número 9405-6 e agência 0814-1, titular IDA-Cefluris. “Quem tiver intenção de colaborar deve procurar essa conta para saber que está fazendo a doação para a obra da igreja”, destacou.

Santo Daime

Hoje, a utilização do chá do Santo Daime vem sendo estudada cientificamente em todo mundo, tanto acerca de seu princípio curativo quanto psicológico e espiritual. A doutrina também passou a ser procurada por pessoas que querem se recuperar de vícios como o uso de álcool e drogas e ainda, aquelas que apresentam problemas de depressão ou têm algum tipo de doença.