Um caso envolvendo o senador Fernando Collor poderá bater no CNJ nas próximas semanas, essa informação chegou a ele, hoje quando estava numa reunião em seu apartamento com um grupo de politico.

Depois de sucessivas manobras na Justiça de Alagoas, o processo em que a ex-primeira dama do pais, Rosane Collor pede a execução de uma dívida do ex-marido por pensão alimentícia completou três e meio engavetado no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Estranho é que Collor nunca foi citado no processo - oficial de Justiça alegou que tentou oito vezes, mas não conseguiu encontrar o senador. Por sinal, esta semana se encontra em seu apartamento em Maceió na beira da praia.

Neste ano, a Justiça chegou a penhorar um apartamento de Collor para quintar o débito, mas a decisão não foi ainda publicada no Diario oficial de Alagoas ou seja, a sentençao não valia nada.
A defesa de Rosane Collor protestou, sem sucesso, na Corregedoria do TJ-Al

. Por ironia do destino, quem poderia dar uma solução é o desembargador James Magalhães de Medeiros, corregedor do tribunal. Coincidentemente, o desembargador que foi nomeado pelo governador José Tavares, que rompeu com Suruagy na época e votou em Collor para governador 1986 ajudando derrotar na época o Guilherme Palmeira, já foi defendido por Fábio Ferrario, adovgado de Collor, num processo que corre no Supremo.

Três anos e meio, que Collor não é achado pelo oficial de Justiça. Entretanto, sabe-se que ele vai permanecer em Maceió até segunda feira quando retorna a Brasilia

A Saga da Rosane Collor

Família e casamento

Rosane Brandão Malta nasceu em uma família política que exercia influência em modestos municípios do sertão de Alagoas, como Canapi (onde nasceu, Mata Grande e Inhapi. É filha de João Alvino Malta e de sua esposa, Rosita Brandão,ambos falecidos.Seu tio-avô, Euclides Malta, foi governador de Alagoas por dois mandatos. Depois que separou de Collor, perdeu os dois irmãos Pompilio e Joãozinho Malta, como também,seu pai e mãe. Aos dez anos, mudou-se para Maceió, onde estudou em um colégio de freiras, o Colégio Santíssimo Sacramento. Rosane possui ainda um diploma em Administração de Empresas.

Antes de conhecer Collor, ela trabalhou como recepcionista da seção alagoana da Legião Brasileira de Assistência, fundada por Darci Vargas. O casamento deles, em 1984, após dois anos de namoro, significou uma aliança entre dois grupos oligárquicos alagoanos, embora a família Collor tivesse mais influência política. Na intimidade o casal se apelidava carinhosamente de Guidu e Quinha. Fernando já havia sido casado anteriormente com a socialite Lilibeth Monteiro de Carvalho, com quem teve dois filhos. Também teve um filho, jornalista Fernandes James, com sua ex-amante Juceneide Braz da Silva, em 1980. Rosane e seu marido não tiveram filhos, mas ela teve uma gravidez de três meses interrompida e submeteu-se a tratamentos de fertilização.
 

Em março de 1990, Rosane, aos vinte e seis anos de idade, tornou-se primeira-dama do Brasil. Assumiu então a presidência da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Contudo, Fernando Collor queria que sua esposa deixasse o cargo de presidente da LBA ou limitasse sua gerência. Quando o Jornal do Brasil conseguiu acesso ao sistema de contabilidade do governo, foi descoberto um desvio de dinheiro da LBA em favor de familiares de Rosane, os Malta. Apesar de a notícia não ter abalado a relação do presidente com o público, ela provocou a saída de Rosane da entidade em 1991.

Houve uma compra superfaturada de leite pela LBA. O irmão mais velho de Rosane, Pompílio, teria recebido 59 milhões de cruzeiros da entidade para fornecer água em carros-pipas no combate à seca em Canapi, o que jamais aconteceu. Além disso, cerca de ₢ 35 milhões foram destinados para combater a seca em Mata Grande, entregues à construtora Malta, cuja dona era uma prima da primeira-dama.

Os momentos de crise matrimonial dos Collor ficaram claros quando o presidente começou a aparecer em público sem sua aliança de casamento.

Vaidosa, a primeira-dama Rosane vestia-se à Glorinha Pires Rebelo. Em 1991, ela fretou um avião e voou do Rio de Janeiro para Brasília só para mostrar alguns dos modelitos na Casa da Dinda, o que gerou críticas. Atualmente, veste roupas de estilistas internacionais, como Christian Dior, Gucci, Versace e Gai Mattiolo.

Morou em Miami

Em 1995, o casal Collor mudou-se para Miami, Flórida, onde compraram uma casa vizinha à de Julio Iglesias.

Em 2000, Rosane foi condenada, em primeira instância, por corrupção ativa e passiva durante a sua gestão na presidência da Legião Brasileira de Assistência. Todavia, foi absolvida em todos os processos a que respondeu na Justiça. Até hoje ela classifica todas as acusações como "mentiras".

 Divórcio

Fernando e Rosane se divorciaram em 2005, depois que o ex-presidente mandou encaixotar os objetos pessoais de Rosane em suas residências em São Paulo, Brasília e Miami. Ela também teve seus cartões de crédito e cheques cancelados por Fernando. No ano seguinte, Collor casou-se novamente com sua arquiteta, Caroline Medeiros, e teve com ela duas filhas gêmeas. Rosane chegou a  recebe uma pensão de cerca de 13 mil reais de Collor.
 

Em abril de 2005, Rosane tornou-se evangélica e costuma frequentar a igreja duas vezes por semana.

Em 2007, iniciou um relacionamento com seu advogado, Alder Flores e chegou a se filiar ao Partido Verde (PV). Acabou o ambientelista Alder Flores e teve um romance com o deputado estadual Dudu Holanda(PSD) e no momento anda solteira.

.Siga-me_Twitter>@Bsoutomaior