Foi lançada oficialmente, nesta sexta-feira (15), a 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o maior evento literário do estado, que este ano terá como tema “Brasil e África: ligados culturalmente nas suas raízes e ritos”. Uma celebração da irmandade construída ao longo de séculos entre os dois povos, valorizando ancestralidades e fortalecendo a identidade cultural.

 

Presente na cerimônia, o deputado federal Paulão (PT-AL) destacou a importância da leitura e da educação como agentes de transformação social. Pelo segundo ano consecutivo, o parlamentar é parceiro da Bienal, destinando R$ 420 mil em emenda parlamentar para a realização do evento.

 

“O povo africano e suas comunidades ainda enfrentam desafios para conquistar reconhecimento e garantir direitos. Discutir Brasil–África é abrir espaço para importantes debates e fortalecer os laços que unem a nossa sociedade”, afirmou o deputado.

 

O deputado também destacou a satisfação em apoiar novamente o projeto. “Ser parceiro de um evento literário tão importante para o nosso estado e para o Brasil, um espaço fundamental de debates e incentivo à leitura, é motivo de muita honra e alegria”, declarou.

 

A Bienal acontecerá entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro de 2025, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. O evento será gratuito, sem cobrança de ingressos ou taxas, e não terá fins lucrativos.