Os guardas municipais de Viçosa e de cidades vizinhas terão um curso de capacitação em táticas operacionais, de 15 a 17 deste mês, a partir de 7h30, no antigo hospital Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente está instalada a sede da Guarda Municipal.
Oferecido pelo Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), o curso já está na sua 8ª edição e será ministrado por dez instrutores, entre policiais militares, agentes penitenciários do GAP e alguns guardas municipais.
Coordenado por Otávio Abílio Pimentel, do GAP, o curso capacitará os 15 guardas de Viçosa e mais 70 das cidades de Capela, Cajueiro, Pilar e Atalaia. O objetivo é melhorar o desempenho dos guardas na segurança publica municipal. Ao todo serão ofertadas 25 matérias, abordando temas como imobilização tática, defesa pessoal, manuseio de produtos químicos (gás lacrimogênio e gás de pimenta), abordagem a veículos, resgate de reféns, manuseio de armas de fogo, direitos humanos, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), entre outros. Ao término do curso, os guardas estarão aptos para agir em diversas situações e ocorrências.
Otávio Abílio comentou que esses treinamentos servirão para proporcionar equilíbrio emocional em situações de risco de vida tanto do guarda como das pessoas. “Nós faremos treinamentos operacionais dentro de toda a legalidade, e iremos observar na prática o desempenho do aluno, procurando elevar ao máximo o seu raciocínio operacional em cada situação oferecida”, disse.
José Ivanes Bezerra da Silva, chefe da Guarda Municipal de Viçosa, frisou que a capacitação servirá também para tirar a visão negativa que algumas pessoas têm da Guarda Municipal. “A sociedade precisa ver que a guarda é para o benefício do povo e que ela própria é que fiscaliza nossa atuação. Com essa capacitação iremos mostrar como trabalhamos”, finalizou.









