O grito indignado acima é da grande médica e feminista Fátima Oliveira que acrescenta:"Não apenas o PT, mas o Ministério da Saúde DEVE muito à Vanete Almeida."
Quem é Vanete Almeida:?O movimento das trabalhadoras rurais em Pernambuco nasceu no início dos anos 80, quando Vanete Almeida, assessora da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetape), na região do sertão central, começou a questionar a falta de participação das mulheres nos assuntos sindicais. Seu trabalho de mobilização a levou às casas isoladas dos agricultores, e ela começou a arregimentar mulheres, tirando-as das cozinhas e da zona de vigilância dos maridos, e colocando-as em contato com outras mulheres.
Maria Vanete Almeida Viana tem 71 anos e há mais de 30 trabalha junto a movimentos de trabalhadores rurais no Sertão de Pernambuco. Coordenou a Rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe e o MMTR (Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais). O pioneirismo de Vanete Almeida deve-se ao fato de ela ter introduzido a participação das mulheres nas reuniões dos sindicatos de trabalhadores rurais no início da década de 1980, quando as reuniões eram freqüentadas apenas por homens. A primeira reunião após a ação de Vanete contou com a presença de dez mulheres. O trabalho expandiu-se pelo Nordeste e, atualmente, centenas de grupos de mulheres atuam na região.
Em 2005 foi indicada, junto a outras 51 mulheres do Brasil, para o Prêmio Nobel da Paz.
Campanha para Vanete Almeida
Minhas queridas e meus queridos amigos/as
Espero que tudo esteja bem com todas e todos. Como já sabem estou aqui em Recife (desde 18 de junho) ainda na batalha contra o câncer. Já fiz duas aplicações de quimioterapia e, provavelmente, logo depois da terceira enfrentarei uma cirurgia. Depois ainda terei que fazer mais algumas aplicações de químio, portanto ainda devo permanecer em Recife por mais um tempo.
A solidariedade e apoio das amigas, amigos e familiares tem sido fundamental nessa minha luta pela vida. Aceitando a sugestão de várias pessoas que tem acompanhado o processo, estamos lançando uma campanha para ajudar a custear parte das minhas despesas que aumentaram muito além do meu orçamento (remédios, alimentação, transporte, etc.)...
Aqui tudo é mais difícil e mais caro, além disso, a cirurgia será particular, pois o cirurgião oncologista que está acompanhando o caso não é credenciado pelo meu plano. Ainda não sabemos quanto será esse custo, pois isso vai depender da duração e complexidade da cirurgia, que só serão definidas com uma avaliação médica pós químio. Assim que tivermos esse valor exato, comunicaremos.
Mesmo assim, fizemos um cálculo, pensando o tempo de tratamento e um valor aproximado para a cirurgia, chegando a R$ 30.000,00, assim fica mais fácil para quem quiser fazer uma doação em dinheiro. Esse apoio também pode ser feito de outras formas, uma delas é ampliar essa Rede de Amigas e Amigos, divulgando a campanha para outras pessoas que ainda não foram incluídas nessa primeira relação.
Além disso, o mais importante, é que sei que posso continuar contando com a força, as orações, as energias e a solidariedade de todas e todos que nessa hora é de extremo valor. Confesso que esses dias têm sido muito difíceis; precisei de toda minha coragem e força para usar em mim mesma. Tem dias que me sinto forte, noutros, profundamente fragilizada e assim vou tocando esse desafio...
Um forte e carinhoso abraço!
Vanete Almeida
Recife, 23/08/201
Meus telefones de contato:
(87) 9613.2224 (meu celular)
(87) 9937 1200 (celular da minha sobrinha: Riva)
Minha conta bancária:
Banco do Brasil Agência: 0246-1
Conta Corrente: 12046-4
CPF: 077.804.194-87
Maria Vanete Almeida
Obs.: Se depositar algum valor, por favor, informe no E
mail:vanete_almeida@yahoo.com.br, para que todos/as fiquem informados/as sobre o andamento da Campanha e quanto já foi arrecadado.
Vanete Almeida
Serra Talhada - Sertão Central - Pernambuco