No Rio de Janeiro, um flagrante quase terminou em tragédia. Durante um pega de carros, um motorista atropelou um grupo de pessoas, no domingo (24) à noite. A reportagem é de Jorge Bonacchi e Flávia Jannuzzi.

Uma rua sem saída do bairro de Guaratiba vira pista de corrida. Assim que anoitece, eles arrancam com o carro e rodam perigosamente perto de uma plateia numerosa. Muitas crianças assistem.

Os carros sobem e descem a rua, fazem cavalo de pau e chegam bem perto das pessoas.

A equipe de reportagem flagrou um menor entrando em um veículo que foi para a pista e quase capotou. Já outro motorista usava o carro da empresa a RW Connect, que presta serviços para a NET. Ele tentou esconder a placa. Mas a proteção durou pouco tempo.

O motorista acelerou mais uma vez, mas perdeu o controle da direção e atropelou um grupo de pessoas. Em seguida, a multidão cerca o carro. O motorista deu marcha ré para tentar fugir e mais gente foi atropelada. Um rapaz de 15 anos foi arrastado.

O público que antes aplaudia passou a agredir o motorista. Desacordado, foi socorrido pelos bombeiros e removido na mesma ambulância do jovem que ele atropelou. A vítima, Wesley da Silva, fraturou a mão e permanece internado. Lucas escapou por pouco. “Eu só vi o carro vindo, corri e deixei a bicicleta”, lembra.

As marcas de pneus no asfalto mostram a violência das freadas durante as manobras. Segundo os moradores, os pegas acontecem na rua da Praia da Brisa há pelo menos três anos. Eles dizem que os motoristas se reúnem sempre aos domingos, logo depois de um festival de pipas com dezenas de crianças. O endereço fica a apenas 350 metros de uma delegacia.

O atropelador é o técnico Adriano Prisco, que está preso. Ele vai ser indiciado por tentativa de homicídio doloso, quando há intenção de matar. “Esse crime de participar de racha, que é previsto na legislação de trânsito, é um crime de menor potencial ofensivo e que prevê uma pena muito branda. Já a tentativa de homicídio, a pessoa responde presa e nós entendemos que é uma pena que faz com que a pessoa reflita para não cometer mais esse tipo de crime posteriormente”, diz o delegado Antônio Ricardo Nunes.

A RW Connect declarou que o funcionário será demitido. Segundo a empresa, ele estava de folga e usou o carro irregularmente.