No meio do turbilhão da crise causada pelas denuncias de corrupção no Ministerio dos Transportes, a presidente Dilma Roussef, aporta em Arapiraca esta manhã para, entre outras coisas tentar por em prática seu plano mais ambicioso, o Brasil sem Miséria.
Arapiraca e o governador Teotônio Vilela vai receber a presidente do Brasil em um momento único, já que Dilma apesar de não contar com o carisma de um Luiz Inácio Lula da Silva, conta com bons índices de popularidade justamente por estar fazendo o que seu antecessor não fazia, demitir os acusados de corrupção independente de quem sejam seus padrinhos políticos.
A mesma presidente que declarou este fim de semana ao Blog do Moreno que é impossível não atender ao governador Teotônio Vilela, disse não aos pleitos do governador ao praticamente descartar qualquer chance de renegociar a dívida do Estado.
Por outro lado, Dilma sabe que o sucesso de seu programa, Brasil sem Miséria, passa obrigatoriamente por uma proposta de desenvolvimento para os estados mais pobres do Brasil, respectivamente Piauí, Maranhão e Alagoas.
A visita de Dilma, além de todos estes ingredientes, deverá ser responsável por alguns fatos pitorescos na política local, como a ausência de Collor, no momento em que a presidente o contraria ao revelar, que ao contrário do que quer o ex-presidente irá acabar com o sigilo eterno dos documentos.
E ainda colocará no mesmo palanque o governador Teotônio Vilela e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que dividirão a função de anfitriões da presidente. A forma com que os dois vão se tratar? Bom... Só estando lá para saber.
Brasil Sem Miséria
O programa, com orçamento anual de R$ 20 bilhões, é considerado uma das principais bandeiras do governo da presidente Dilma Rousseff, que com ele buscará cumprir sua principal promessa de campanha, acabar com a miséria, e justificar o slogan de seu governo – “Brasil, país rico é país sem pobreza”.
O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas deverão ser localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas governamentais de acordo com as suas necessidades.
Em tese, o plano lançado no início de junho agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com Estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo crescimento econômico brasileiro.
Na prática, o Brasil Sem Miséria conserta um defeito apontado pelos críticos do Bolsa Família, programa criado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva: cria uma porta de saída. Até agora, cada família participante do Bolsa Família podia receber, no máximo, três benefícios de R$ 32 para os filhos de até 15 anos, mesmo que tivesse mais crianças. A partir de agora, esse limite vai para cinco benefícios. A expectativa é que, com essa mudança, o número de crianças e adolescentes atendidos pelo Bolsa Família passe dos atuais 15,7 milhões para 17 milhões.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria. As sete mil unidades existentes no País funcionam em quase todos os municípios e outros pontos serão criados.
De acordo com o site do plano, nos últimos anos 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram a classe média. Mesmo assim, 16 milhões de pessoas ainda vivem na pobreza extrema. A meta é zerar esse número até 2014.
São considerados miseráveis os brasileiros que vivem em famílias cuja renda per capita é de até R$ 70. 59% estão no Nordeste, 21% no Sul e Sudeste e 20% no Norte e no Centro Oeste. 40% têm menos de 14 anos e 47% estão no campo, enquanto 53% nas cidades.
Veja as principai promessas:
NO CAMPO:
- Criação de equipes técnicos agrícolas para auxiliar as famílias. Serão 11 técnicos para cada mil famílias
- Pagamento de 4 parcelas semanais de R$ 600 para 253 mil famílias para a compra de insumos agrícolas e equipamentos
- Aumentar de 66 mil para 255 mil o número de famílias que vendem alimentos ao governo para pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinado a doação e à formação de estoques
- Bolsa Verde: cada família em situação de extrema pobreza vai receber R$ 300 por trimestre se preservar florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável.
- Construção de cisternas para plantio e criação de animais para 600 mil famílias
- Construção de cisternas para armazenamento de água para consumo para 750 mil famílias
NA CIDADE:
- Parceria com Estados e municípios para criar banco de empregos
- Abertura de vagas em 200 tipos de cursos técnicos
- Apoio às prefeituras para a criar 60 mil vagas de catadores de lixo e desenvolver infraestrutura para até 280 mil catadores
Roteiro
A presidenta Dilma será recebida pelo governador Teotonio Vilela Filho no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, às 10h30, de onde seguem para o município de Arapiraca, onde se dará a agenda. Os outros oito governadores do Nordeste confirmaram presença em Alagoas.
O primeiro compromisso da presidenta em Arapiraca será por volta de 12h, no Polo Industrial de Mandioca do Agreste, conhecido como Fecularia, localizado no Sítio Bálsamo, onde será firmado o convênio para comercialização de farinha de mandioca produzida por agricultores familiares para grandes redes de supermercados.
Após a assinatura do convênio, Dilma e Teotonio seguem para a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca, onde participam do Encontro dos Governadores do Nordeste, que será encerrado com o lançamento do programa Água para Todos.
“A visita da presidenta Dilma Rousseff ao Estado de Alagoas é de uma importância fundamental e ganha uma maior relevância pela decisão da presidenta de lançar no nosso Estado o principal programa do Governo Federal no combate à miséria no País”, afirma o governador Teotonio Vilela.

