A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), divulgou nesta segunda-feira o resultado preliminar da primeira fase. Mais de 121 mil candidatos se inscreveram para a prova, composta de 80 questões objetivas.

Clique aqui para ver o resultado preliminar

A próxima etapa será realizada em 21 de agosto, das 14h às 19h. A prova da primeira fase foi constituída de questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Prova mais objetiva

De acordo com o professor Nestor Távora, coordenador dos cursos de Exame da Ordem da LFG, a prova de domingo foi muito mais pragmática, mais objetiva que nos anos anteriores, com exceção da prova de Direito Civil, e mais candidatos devem passar. "Nosso medo era diminuírem o número de questões, mas aumentarem o grau de complexidade da prova", diz o professor.

Para Távora, as provas serem mais pragmáticas "não significa tecnicidade nem que seja mais fácil" e indica uma melhora do exame. O professor afirma que nos anos anteriores o volume de informações (eram 100 perguntas que, neste ano, passaram a ser 80), associado à complexidade das questões e o tempo (cinco horas para terminar as provas) tornava o exame desumano.

Távora acredita que as mudanças no exame devem levar a um número maior de aprovados. O professor destaca ainda que, apesar de no geral as provas terem sido mais diretas, a de Direito Civil "foi uma das mais difíceis da história da ordem".