Quem decide viver do esporte muitas vezes enfrenta dificuldade. A falta de dinheiro para treinar e competir acaba deixando frustrados atletas promissores. Nesse caso, o incentivo de programas de apoio, de parentes e de treinadores é fundamental para esses esportistas.
Técnico de atletismo há trinta anos, Mauro França recebe ajuda do governo, mas diz que ainda faltam recursos. Ele precisa improvisar materiais. "Tem muita despesa. Tem alimentação, inscrição de atleta, tem que levar de carro, pagar ônibus para poder treinar”, afirma o treinador.
Aprender a superar a falta de motivação e de condições é o maior desafio dos jovens. O treinador explica que quando eles alcançam bons resultados, muitos deles não ficam na equipe. Neste ano, o professor Mauro perdeu sete atletas de nível internacional para clubes de São Paulo, que ofereciam, além de ajuda financeira, estadia, alimentação e a chance de participar de competições mais importantes.
Os governos Federal e de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte desenvolvem programas de incentivo ao esporte. Para saber mais informações acesse o site do Ministério dos Esportes ou ligue para Secretaria Municipal de Esportes no telefone 3277-8747.