Recompensas Virtuais, funcionam!?

17/07/2011 05:41 - João Kepler
Por Redação

Tenho falado bastante no mercado que já estamos presenciando o aumento das recompensas virtuais nos sistemas Web, principalmente nos baseados no tripé So-Lo-Mo (Social, Local e Mobile) SO de social pelo seu papel em manter sempre em conexões com amigos, eventos e atividades; LO de local para sua capacidade de ganhar relevância a partir da localização e da atividade em tempo real e MO de mobile pela sua presença móvel, disponível e em qualquer lugar.

Estas recompensas são tendência do que chamo de GAMEficação, ou seja, transformar um site em um mecanismo de um jogo. Por isso os sistemas de recompensas estão sendo cada vez mais utilizados. O objetivo principal é criar um ambiente diferente, igual a um jogo com conteúdo totalmente interativo, onde as pessoas se engajem em relação a uma marca, um produto ou a um serviço e sejam verdadeiros propagadores expontâneos do site e do negócio.

O conjunto Diversão + Desafio é uma necessidade quando o objetivo é manter o jogador na frente do vídeo-game, neste caso, manter o usuário “na frente” do site, do e-commerce ou do aplicativo. Adicionar mecânicas como ranking, premiação com Badges (espécie de distintivos web) ou pontuação são o suficiente para ativar a área de competição do nosso cérebro e fazer-nos dar um pouco mais naquilo que queremos. Por outro lado, o almejado Replay, Retuite, +1, +K, InShare ou Like de um usuário é a recompensa de que o conteúdo do site agrada.

Gigantes mundiais como o Google por exemplo, estão lançando sistema baseados em Gamification, como por exemplo o Google News que está premiando com badges, quando o usuário clica em notícias, acumulando os artigos por mais de 500 diferentes tipos de badges.

No Brasil, ainda estamos nos adaptando ao movimento SO de social, ou seja, WebSites estão se relacionando e mantendo conexões e integrações com as Redes Sociais. Em relação ao LO de localização e o MO de mobile, já existe um avanço neste sentido com a ampliação das vendas dos smartphones e a popularização é apenas uma questão de tempo.

Este tipo de recompensa virtual viraram mania com a chegada do aplicativo Foursquare ao mercado. Oferecer recompensas para usuários do Foursquare, se tornou um meio inovador para empresas que esperam fortalecer a fidelização de clientes.

As oportunidades são ilimitadas com as experiências de Gamificação e é apenas uma questão de tempo e imaginação fértil para adivinhar onde isso vai chegar. Objetivo principal de recompensas virtuais é de convergir e criar métodos de engajamento do usuário de uma forma mais FÃ e mais divertida, saindo dos programas tradicionais de fidelização. Fazer coisas que envolvam paixão com o seu negócio.

A Gameficação utiliza truque psicológico para despertar desejos, criar motivação e atrair a atenção dos usuários. Todo ser humano deseja sentir-se importante, almeja obter coisas melhores e todos desejam ser recompensados por seu esforço. A “recompensa” trabalha no seu inconsciente, fazendo com que você só fique satisfeito ao conquistar alguma coisa completamente, por exemplo: A simples mensagem de “Parabéns, você completou a missão”

O engajamento se torna um fator crítico para manter relacionamentos entre marcas e consumidores, por isso as recompensas serão consideradas fator de grande relevância daqui pra frente.

Qual a sua opinião sobre recompensa? Acredita que o usuário do seu site deva ser recompensado? O que você está fazendo no seu site neste sentido? Pense nisso! @JoaoKepler

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