Outro dia li um artigo de um professor americano, Scoth Shane sobre as “ilusões do empreendedorismo”. Claro que não podia deixar de comentar que apesar de ter adorado a leitura e a reflexão, discordo de algumas afirmações que ele defende.

O interessante nesse estudo é que mesmo reunindo uma série de pesquisas sobre empreendedores fracassados e de sucesso, o professor insiste em dizer que “a criação de novos negócios por sí só não é relevante para uma sociedade” e que os perfis de pessoas que querem desenvolver uma atividade ou um negócio, deve ser basicamente de planejamento, muito mais do que autoconfiança, inteligência, liderança, atitude e persistência.

Concordo que mais da metade dos negócios montados por empreendedores fecham as portas antes dos cinco anos de vida, concordo também que planejar e ter um bom plano de negócios é fundamental para garantir o sucesso. Mas elevar e considerar o “escrito em papel” com peso maior do que características fundamentais para um empreendedor de sucesso, é um pouco de exagero em minha opinião.

O problema principal e as ilusões de quem quer empreender passam pelo baixo nível de estudo e experiência, falta de apoio, achismos demais, riscos exacerbados, a não escolha acertada de uma determinada área de atuação ou nicho, não ter equipe, não gerar caixa e não ter foco. Esses são os pontos que podem de fato, levar um negócio ao fracasso.

Tudo demais é ruim, planejar demais ou executar demais!. O ideal é o equilíbrio entre as coisas, não adianta por exemplo, ter um planejamento sensacional para os próximos 5 anos se não tem ninguém com “brilho nos olhos” e faça o TBC (tira a bunda da cadeira) e vá realizar o planejado.

Quanto a relevância para a sociedade, todos os Países precisam de seus empreendedores e eles de fato representam o a inovação e fazem parte deste novo mercado. Devemos apoiar o empreendedorismo com cursos e capacitação para diminuir a curva do aprendizado e fazer com que negócios de grande potencial possam receber apoio, investimentos e porque não, incentivos governamentais.

Como empreendedor serial, posso afirmar que ser persistente e vendedor, ter apoio, ter atitude, resiliência, conteúdo e habilidade, foram os fatores mais importantes para a realização dos meus projetos.

Pense Nisso! @JoaoKepler