A queda de temperatura anuncia a chegada de uma temporada pouco confortável para muita gente. É a época dos espirros, tosses e de outras consequências desagradáveis da estação. São as chamadas doenças de inverno, males que atacam com mais agressividade nos meses mais frios do ano, entre elas estão gripes, resfriados, rinite, asma, bronquite, infecções respiratórias.

Se tratadas adequadamente, essas doenças não apresentam maior gravidade, embora tragam grande desconforto. Mas, quando se complicam, podem levar à morte. Por isso, é fundamental conhecer suas diferenças e ficar atento aos sintomas. Em geral, secreções amareladas ou muito espessas, febre alta, dores fortes na cabeça ou no peito e dificuldades respiratórias indicam a necessidade de tratamento de emergência, muitas vezes com hospitalização. Para evitar que isso aconteça, a pneumologista Fátima Alécio alerta que as pessoas procurem um médico.

“É importe que as pessoas não se auto mediquem e ao perceber algum sinal de desconforto, com secreção, procure um médico. Quando há uma auto medicação, as bactérias ficam mais resistentes o que prolonga o tratamento, além de provocar um agravo da doença”, afirmou a médica.

Uma recomendação de como usar o ar-condicionado corretamente é deixar uma bacia com água no local onde ele permanece ligado por muito tempo para umedecer o ambiente. Outro fator que merece atenção é a limpeza dos ambientes, principalmente os climatizados. Nesse caso, é recomendável fazer uma limpeza interna a cada três meses.
 

Veja as doenças que mais provocam desconforto:


Asma
A asma é uma inflamação do pulmão e das vias aéreas que provoca inchaço e estreitamento dos brônquios, o que dificulta a passagem do ar. Ela é uma doença de fundo alérgico, com diversos fatores desencadeantes, como substâncias ou produtos que irritam as vias aéreas (pó, produtos de limpeza, perfumes, etc.), infecções virais, atividade física intensa e até fatores emocionais. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias.
Amidalite
É uma inflamação das amídalas, duas pequenas “bolinhas” no fundo de nossa garganta,. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.
Otite (ou dor-de-ouvido)
É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças. Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e provocam a doença.