Um canal entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS), a Ouvidoria SUS da secretaria de Estado da Saúde (Sesau) completa este mês um ano, anunciando o projeto de descentralização que pretende atender todos os Municípios alagoanos. O serviço tem dado o resultado esperado pela coordenação, uma prova são as demandas registradas.
Nos primeiros seis meses deste ano foram 105 atendimentos, sendo 46 de janeiro a março e 59 entre abril, maio e começo de junho, números que tendem a aumentar já que neste mês o serviço começa a ser divulgado por meio de rádio e TV em todo Estado.
A coordenadora da Ouvidoria, Janailma Azevedo, disse que além de ser um meio onde os usuários do sistema SUS podem fazer denúncias, apresentar sugestões e elogios, A Ouvidoria atua também como um canal de disseminação de informações, cerca de 500 notas técnicas estão disponibilizadas no banco de dados do sistema Ouvidor SUS, a fim de que os atendentes possam fornecer informações sobre saúde.
A Ouvidoria SUS, segundo a Coordenadora, tem alcançado um bom resultado, devido a sua proposta de trabalho que não se limita apenas a receber as demandas dos cidadãos, mas a dar a resposta que eles necessitam, Por isso, toda a demanda é encaminhada para os órgãos responsáveis e num curto espaço de tempo, a resposta é apresentada. A maioria dos registros neste primeiro ano, diz respeito à questões envolvendo gestão, principalmente em relação aos municípios, seguido a dificuldade de acesso da população a alguns serviços.
De acordo com Janailma Azevedo, neste primeiro ano foi implantada a Ouvidoria no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e feito uma padronização do fluxo de entrada e registro na que já existia no Hospital Geral do Estado, com o objetivo das Ouvidorias trabalharem de maneira uniforme, produzindo relatórios padronizados, além disso os técnicos e atendentes da Ouvidoria SUS participaram neste primeiro ano de diversos cursos e capacitações nas áreas de gestão, atendimento ao público e do Sistema Ouvidor SUS.
Dos municípios, poucos ainda possuem Ouvidorias, A meta é descentralizar e, para isso em agosto estão previstas a realização de várias oficinas a fim de capacitar os municípios para implantação de suas Ouvidorias.

Saúde