Curtir ou Retuitar? Quem tem poder na Midia Social?

29/06/2011 05:08 - João Kepler
Por Redação

Primeiro para quem não sabe o que significa o “Curtir” ou o “Retuitar” é importante explicar. O “Curtir” ou “Like” em inglês é um aplicativo da Rede Social Facebook onde o internauta declara que gostou de determinado assunto ou coisa que viu na internet. Já o “Retuitar” ou “Retweet” em inglês, é um serviço do MicroBlog Twitter que possibilita o internauta repassar automaticamente uma notícia pelos seus amigos ou seguidores nessa Rede Social.

Bem explicações feitas, o que vamos discutir é a força de propagação de cada um desses serviços e qual deles tem maior capacidade de gerar Buzz na internet.

Primeiro é importante afirmar que com o surgimento desses, digamos “botões”, diminuiu consideravelmente as opiniões e comentários em blogs e sites. É muito mais simples e fácil dar um “Curtir” ou um “Retuite” nos textos do que comentar uma opinião. A facilidade do Like e do RT (como é abreviado o Retuite) acaba fazendo com que as pessoas tenham preguiça de comentar o que infelizmente diminui o debate e o nível de discussão. Isso pode ser verificado na diminuição de comentários no meu próprio Blog e o proporcional aumento imediato nos cliques nos botões “Curtir” e “Retuite”.

É bem verdade que o “Retuitar” ou o RT do Twitter tem uma limitação que permite apenas deixar um pequeno comentário ou frase antes do retweet, o que diminui a margem de discussão com outras pessoas e comentar os assuntos mais a fundo. Mas o que a ferramenta se propõe é exatamente isso, você propagar entre seus seguidores um post ou uma notícia diretamente como ela foi publicada e se quiser comentar, fazer apenas uma pequena inserção no texto. O que na minha opinião já é o suficiente. Retweet é uma indicação de leitura e é de fato, uma excelente maneira de fazer isso. Vários dos tweets e RTs que aparecem na minha timeline do meu Twitter são de links do meu Blog ou de alguma informação importante que eu postei.

Já o botão “Curtir” do FaceBook que é um fenômeno de aderência internacional e adorado por todos os usuários do Facebook, corta qualquer tipo de abertura para opiniões e complementos. Permite apenas “Curtir” uma mensagem, um texto, um link, uma foto ou um vídeo. Trata-se de uma demonstração de que você gostou de alguma coisa e deixou sua marca (ao clicar no botão), registrando isso. É de fato uma grande invenção e revolucionou de alguma forma, mas na minha opinião, o botão apesar de ser usado por milhares de sites, é estático e precisa de mais vida, como por exemplo, abrir um campo para completar com algum comentário ou talvez uma implementação para além da palavra “Curtir” para "Não Curto" ou “Eu Suporto”. Se não vejamos, um usuário informa em sua timeline do falecimento de um parente e recebe vários “Curtir” pois as pessoas não querem deixar um comentário de pesames. Não é um contra-senso ? Mas isso de fato acontece.

Até promoções são feitas para incentivar o uso desses botões nas Redes Sociais. A montadora Nissan por exemplo, lançou uma campanha em 2010: Ganhar um carro Tiida Hatch no valor de R$ 44.500,00 o usuário precisava dar 44,500 retweets ou likes da seguinte mensagem: “Se eu conseguir 44.500 retweets com esse tweet ganho um carrão. www.nissan.com.br/queromeucarrao #QUEROMEUCARRAO”.

Recentemente nos Estados Unidos, o famoso site de venda B2C de ingressos, o Eventbrite, mensurou os investimentos, o retorno que a empresa teve ao utilizar essas Mídias Sociais e divulgou que nos últimos 6 meses, cada “curtir” no Facebook trouxe uma receita de US$ 1,34. Já Twitter, ficou atrás, com US$ 0,80 centavos de dólar para cada Retuite que os usuários davam. Na análise feita pela Eventbrite, chegou-se à conclusão de que o Facebook traz mais dinheiro porque as relações virtuais nessa rede refletem melhor como são as relações na vida real mesmo. Além disso, os “curtir” feitos por pessoas que já compraram ingressos estimulam os amigos a também comprar entradas para o evento em questão, como se fosse uma recomendação.

Exatamente por isso que já é comum ver o uso dessas ferramentas em blogs e sites. Esses botões vem se tornando necessidade, quanto mais dinâmico maior a necessidade dos botões, o site fica muito mais social e interativo, se tornando uma verdadeira ferramenta para propagação expontânea do conteúdo site.

É claro que existem vários outros botões similares em outras Redes e Serviços como o InShare do LinkedIn, o Buzz o +1 do Google, o Reblog do WordPress e por ai vai. Mas o que trago a reflexão é que comparações a parte entre o “Curtir” do FaceBook e o “Retuite” do Twiiter, para mostrar que ambos tem uma força fenomenal nas ações de marketing digital e na conta da influência de um determinado perfil nas Redes Sociais.

Bem o fato é, os botões existem e fazem parte desse momento na chamada "Revolução das Mídias Sociais" e a resposta sobre a importância e a força de cada um deles, é bem particular ao uso de cada usuário, quantidade de seguidores ou fãs e principalmente na quantidade de membros nessas Redes Sociais. Por exemplo, o FaceBook tem mais de 700milhões de usuários e o Twitter mais de 300milhões, só isso já representa uma grande diferença de força nesta comparação. Pra mim, apesar de usar muito o “Curtir” do FaceBook, sou um tuiteiro assumido e o RT ou o “Retuite”, representa uma resposta mais imediata para propagar ou entender se determinado post foi bem aceito.

E você que acha? O que funciona melhor pra você ? Qual tem mais força ?

Pense Nisso! @JoaoKepler

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