A força do Comércio Eletrônico

24/06/2011 09:04 - João Kepler
Por Redação
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Não é somente pela comodidade, praticidade, rapidez na entrega e preços competitivos que faz o cliente migrar ou experimentar o comércio OnLine. O grande sucesso do ‘e-commerce’, como é chamado o comércio pela Internet, está no quesito inovação e segurança.

O índice de confiança e satisfação do consumidor na compra OnLine, segundo a camara-e.net (comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), é superior a 85%, ou seja, o Brasileiro perdeu realmente o medo de comprar OnLine.

Já são mais de 78 milhões de pessoas conectadas no Brasil e 23 milhões de e-consumidores (pessoas que compraram algum produto virtualmente). Esse número só vem subindo mês a mês / ano após ano. Para se ter uma ideia, de 2009 para 2010 o volume faturado teve um incremento de 40%. A expectativa para 2011 é que o volume faturado supere a casa dos 20 Bilhões.

Os setores que mais devem crescer com as vendas na internet em 2011 serão os mesmos de 2010. Os eletroeletrônicos continuaram na primeira posição entre os mais vendidos, seguidos pelos itens de informática e pelos artigos de saúde e beleza e entretenimento.

As razões para quem ainda não compra virtualmente são muito poucas, basicamente é a inexperiência de comprar pela Internet, além dos receios como: uso do cartão de crédito, frustração de expectativas relacionadas a carcterísticas do produto ou problemas de logística como atraso na entrega e produto enviado avariado ou diferente do pedido.

Estes receios são válidos até certo ponto, porém, a chance de alguma Loja Virtual devidamente registrada, certificada e verificada pelos meios de pagamentos, usurpar dados, senhas e informações importantes, hoje em dia, praticamente não existe. Além disso, antes de clicar em “confirmar” as condições da compra, informe-se sobre a empresa prestadora do serviço, sua reputação, razão social, CNPJ, endereço e telefone são importantes, caso seja necessário encontrar a companhia após a concretização do negócio.

É bem verdade que o comércio tradicional cresce em uma proporção menor do que o comércio eletrônico, mas isso se deve também a entrada de novas gerações mais conectadas, no advento das Compras Coletivas que fizeram milhares de novos e-consumidores, acesso aos Portais de notícias, de fotos, de entretenimento e principalmente as Redes Sociais, que fazem com que muitas pessoas fiquem mais tempo conectadas ao computador e pelos celulares de última geração.

As compras pela internet realmente estão em alta no Brasil e todos nós sabemos, que comprar pela Internet é mais rápido e mais prático. O medo está virando coisa do passado com o aperfeiçoamento da tecnologia e facilidades no ato de comprar nas lojas OnLine, boa navegação e usabilidade, entrega no prazo, qualidade dos produtos, qualidade do atendimento a clientes, política de privacidade e claro, com cada vez mais Lojas Virtuais a disposição dos consumidores, inclusive lojas instaladas diretamente na Rede Social Facebook, no chamado F-commerce.

Não existe um meio mais cômodo para se comprar o que quiser: basta procurar uma boa loja virtual, verificar todas as características do produto para ver se realmente é o que esperava, adicionar ao “carrinho virtual”, escolher a forma de pagamento, a forma de entrega e aguardar. A Internet permite que o consumidor pesquise para escolher melhor o seu produto, sem precisar sair de casa e nem se preocupar com os horários das lojas convencionais.

Se você ainda não compra OnLine? Exeperimente! Sua Loja ainda não está vendendo pela internet? Faça agora! Pense Nisso! @JoaoKepler

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