Você sabe o que falam da sua marca na internet ?

21/06/2011 05:36 - João Kepler
Por Redação
Image

Não importa o setor ou o que sua empresa faz, alguém neste exato momento pode estar comentando dela. Seja positivo ou negativo, milhares de pessoas estão comentando sobre os mais variados assuntos na internet e um deles pode ser sobre seu produto ou sua marca.

Levando em consideração que hoje em dia o próprio consumidor tem o poder de criar e distribuir conteúdo, a experiência dele com uma marca é da mesma forma. Antigamente o máximo de espaço que o consumidor tinha eram as colunas de opinião em jornais onde reclamavam de algum produto ou serviço, depois passaram a ter um local específico na web, como o site reclameaqui.com.br por exemplo e hoje com as Redes Sociais o poder está nas mãos deles, ou seja, o boca a boca que antigamente era gerado por um grupo de amigos, hoje em dia pode ter um alcance mundial.

Por isso saber o que comentam sobre sua marca na internet é tão importante quanto divulgar ou fazer alguma publicidade. E como fazer isso? Já existem diversas empresas e agências digitais especializadas neste serviço que monitoram sua marca em Redes como Twitter, FaceBook, Orkut, LinkedIn, em blogs, fóruns de discussão, Flickr, YouTube, Yahoo Respostas, entre muitos outros canais da chamada Mídias Sociais.

Apenas monitorar a sua marca na web também não basta, é preciso um gerenciamento completo da marca com ações preventivas, ações positivas e uma detalhada estratégia para situações de crise, se houver.

Quais são as ações necessárias na Internet, que ficam sob responsabilidade destas empresas ou de um departamento interna na empresa ?? Responder, Interagir, Relacionar, inovar, engajar, recrutar, direcionar e avaliar.

Podemos citar vários casos de empresas que não monitoravam suas marcas e tiveram seu nome espalhado pelas Redes Sociais, sem nenhum acompanhamento. A Braskem, por exemplo, teve recentemente um vazamento na sua unidade em Alagoas e a população expressou sua opinião livremente pela web, sem nenhuma interferência ou resposta da empresa, nestas mídias específicas, o que gerou descontentamento e uma sensação de descaso. Além disso, foi pelo Twitter que a notícia do vazamento se espalhou, somente depois, a imprensa começou a veicular as notícias sobre o assunto. Até um perfil @BraskeMente foi criado para opiniões contrárias sobre a empresa. Percebeu a importância do monitoramento ??

É isso, não ignore o poder das mídias sociais, a população hoje não depende apenas dos veículos tradicionais de comunicação para fazer valer sua voz.

Pense Nisso! @JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..